TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

03 janeiro 2014

Doppelganger

Na época da estreia recusei-me a ver The Hunger Games por a história me parecer demasiado parecida com o japonês Battle Royale, que adoro. Mas sempre que surge a oportunidade de ver esses filmes (leia-se blockbusters super publicitados e muito populares entre adolescentes e na net) na TV eu vejo.

No Ano Novo a SIC lá passou The Hunger Games e não resisto a dar a minha sentença.  Para começar, o filme não é mau, mas também está longe de ser extraordinário. Não é extraordinário pois, para o tornar acessível a um público adolescente, tiraram-lhe tudo o que torna Battle Royale um filme inesquecível, a brutalidade e a violência. Digamos que The Hunger Games é uma versão colorida e delicodoce de Battle Royale, com uma história de fundo um pouco diferente.

O que realmente "estraga" The Hunger Games não é a ausência de violência, mas a ausência do elemento de surpresa. Na primeira parte do filme é nos introduzido um love interest que não dá em nada e todo o jogo, aptidões da protagonista, etc. são explicados, tim-tim por tim-tim... Em Battle Royale vamos sabendo as regras à medida que os protagonistas se defrontam com elas, assim a crueldade do jogo é reforçada e o choque para o espectador é maior. Em The Hunger Games a protagonista é uma personagem plana, pouco ou nada aprende e a única coisa que muda na vida dela é o love interest. O dito love interest muda muito mais que ela, mas ela fica na mesma, com maior conhecimento da sociedade em que vive, mas pouco mais.

Tecnicamente é um filme bem feito, boa fotografia, bem filmado q.b., os actores não são maus e até há uma ou outra vedeta (Woody Harrelson, Donald Sutherland) em papéis secundários. Mas o querer agradar a gregos e troianos acaba por torná-lo em mais um enlatado para adolescentes que pouco tem de original (felizmente tem mais densidade que o enlatado-mor - mas nem vou mencionar o nome...).

Isto leva-me mais uma vez a questionar os remakes, The Hunger Games é mais uma adaptação que um remake, mas pega na mesma ideia mas desenvolve-a de forma mais comercial e popularucha. É só. Deem-me 10 Batlles Royales a um The Hunger Games.

Há uma coisa que mesmo antes de ter visto o filme me faz rir, quando oiço/leio Katniss, o meu cérebro apenas regista catnip. Portanto toda a tentativa de seriedade do filme ia sempre à vida quando alguém dizia o nome da rapariga!!

The Hunger Games
Battle Royale

Feliz 2014!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false