TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

05 janeiro 2019

Anjos

 
Comecei o meu ano televisivo com o filme Himmel Über Berlin (Asas do Desejo), obrigada RTP2!

Vi o filme pela primeira vez, com 17-18 anos, provavelmente no Quarteto, ou talvez no Londres ou Fórum Picoas, pois eram os únicos cinemas da época em Lisboa que passavam filmes de autor. Desde então revi o filme diversas vezes, muitas na televisão, algumas no cinema, mas há muito que não o revia. Estava curiosa para ver se a minha experiência de ver o filme tinha mudado: não mudou.

A sensação maravilhosa, de um misto de melancolia mas que deixa um calorzinho por dentro, continua a mesma! Naturalmente apercebi-me de mais alguns detalhes que não tinha percebido antes, é esse um dos prazeres de rever filmes sublimes. O prazer de perceber alemão, francês e japonês, retiram as limitações de depender da legendagem e da eventual má tradução, de apanhar o texto no momento certo, sem ter de tirar os olhos da imagem. Mas a cena que revi com outros olhos é a cena do reencontro, no concerto do Nick Cave, onde tudo se encaixa maravilhosamente. O vestido vermelho de Marion, a camisa vermelha de Nick Cave, que habitualmente é branca ou em cores neutras, a canção The Carny, a coreografia da câmara no espaço do concerto (aliás lindo, como todos os décors do filme), o vermelho também no casaco colorido de Damiel e, por fim, o reencontro de almas ao som de From Here to Eternity. Perfeito!

Tinha medo de achar que tinha visto o filme com o deslumbre da adolescência e que essa memória me tinha ficado marcada. Mas não, Himmer Über Berlin é um filme sublime, lindo, meticulosamente bem feito, emocionante e não envelheceu. Aquela Berlim dos anos 80, que eu conheci, está lá, congelada, provavelmente numa das melhores representações que teve no cinema.

Himmel Über Berlin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false