TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

06 outubro 2006

Banda sonora

Há uns anos passeava com um amigo meu, formado em marketing, no Toys 'R Us e ele chamou-me a atenção para o facto de a música ali ser sempre música dos anos 80 ou início dos anos 90, pois os supostos pais a comprar brinquedos para os respectivos rebentos cresceram com essa música. Nesse dia a música dos anos 80 e os anos 80 ainda não estavam na moda.

A novela/série (não sei o que lhe chamar pois na SIC já lhe chamaram as duas coisas) Jura aproveitou o mesmo "factor 80" e impingiu na banda sonora quase exclusivamente músicas dos anos 80, início dos anos 90, pois os protagonistas e o suposto público-alvo têm cerca de 30 anos de idade e teriam crescido com essas músicas. Por mais que eu, pertencendo a essa geração, goste dessas músicas (por acaso não forçosamente as que passam na série) acho que usar na totalidade temas dessa época é asneira e da grossa!

Não se constrói uma banda sonora assim, mesmo que uma das personagens seja extremamente nostálgica, elas vivem nos dias de hoje e, consequentemente, ouvem músicas de hoje (a não ser que tenham parado no tempo, mas isso não me parece que corresponda ao realismo que pretendem transmitir). Achar só porque uma pessoa/personagem cresceu e viveu a adolescência em determinada época e defini-la por aí é prova de falta de inteligência e de capacidade de crescer, evoluir, ou da pessoa ou de quem criou a personagem.

A propósito de realismo em Jura: gostava de saber qual é o Portugal em que aquelas personagens vivem, as casas são todas enormes e fantásticas, com decorações caras que parecem saidinhas das páginas da revista Wallpaper* (com um pouco menos de estilo)... que eu saiba a geração que agora tem cerca de 30 anos anda à nora a tentar ter uma vida decente, pagar a escola dos filhos e trabalhar que se farta para manter o emprego, não tem como possuir uma casa daquelas que parece tirada dos créditos de habitação do BES (será que patrocinam a série?).

SIC Online - Jura

SIC
2ª-sáb., 23:30

2 zappings:

Anónimo disse...

Sou completamente contra o que disseste. Em primeiro lugar, adorei a banda sonora da serie! Não por ter crescido com aquelas musicas, mas simplesmente por gostar. Se reparares, a moda dos 80's/90's ta a começar a reaparecer... Seguidamente, pode nao parecer, mas ainda ha gente que vive bem! E por fim, tenho a acrescentar que adorei a novela.

Misato disse...

Não sou pessoa de seguir modas só porque são modas e cada um tem direito à sua opinião. Esta é a minha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false