TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

08 setembro 2007

MOTELx


Como gosto desde sempre de filmes de terror, o meu realizador e escritor preferidos são ambos especialistas na matéria, lá fui eu testar o MOTELx.

Como em todos os festivais há secções diferentes, a série Masters of Horror, os filmes de Guillermo del Toro, os filmes de Ivan Cardoso, os documentários e as curtas. Apesar de algumas boas escolhas, o festival é, no geral, muito desequilibrado, dependendo, quase na totalidade da série Masters of Horror para preencher a programação menos vista em Portugal. De resto, foi interessante trazer Ivan Cardoso e a sua cinematografia, pois para além de virtualmente desconhecida do grande público é, no mínimo, invulgar.

Aproveitei para ver mais alguns filmes de um dos meus preferidos, Dario Argento, voltei a chegar à conclusão de que detesto Carpenter (acho os filmes dele cheios de clichés, com histórias pouco interessantes e mal desenvolvidas e, o pior de tudo, nem sequer me pregam um sustozinho aqui e ali), ver alguns dos filmes de Guillermo del Toro e o que mais viesse à rede. Senti a falta de alguns grandes como David Cronenberg, Roger Corman, e alguns clássicos, mas em 5 dias não seria fácil, por isso compreendo.

Tenho pena de, mesmo num festival do género, à grande excepção de Ivan Cardoso, os filmes de terror ainda pertencerem a um universo quase exclusivamente norte-americano (os meninos do CTLX já tinham demonstrado na sessão de Dog Soldiers que na Europa também se faz muito bom cinema de terror) ou então a nova moda do cinema oriental, de que of estival apresenta apenas um exemplo do já muito conhecido Takashi Miike. Com o apoio do Cinedie Ásia é mesmo uma pena que não se vejam filmes de outros realizadores menos exibidos em Portugal (como por exemplo Kiyoshi Kurosawa) ou outros menos conhecidos.

Também é pena haver algumas falhas quase imperdoáveis como a, que já se começa a tornar clássica, de projectarem os vídeos no formato errado, ou seja, esticadinhos, trocas de sessões (acontece), falhas na informação ou atrasos sem uma explicação a quem está à espera.

As duas exposições são interessantes, mas sabem a pouco, os objectos exibidos também são interessantes, mas talvez devessem estar identificados (por filme, etc.) e haver uma explicação de que não são originais, mas sim réplicas para venda. Gostei da decoração do espaço (mobília antiga, objectos com sangue, etc.), podiam ter abusado mais.


MOTELx

2 zappings:

Luis Canau disse...

Olá,

Ia a passar e...

Observações

1. O que o Carpenter fez no cinema nos últimos anos também não me disse nada, mas o "Cigarette Burns" é o meu Master favorito.

2. Se tirares os 14 MoH, em 6.5 sessões e a maioria dos docs (fora o Miike), a programação não esteve assim tão centrada nos EUA. Repara que no Room Service, em quatro longas, uma era dos EUA, uma da Nova Zelândia, uma do Reino Unido e uma de Espanha. Soma o Ivan e a retro do Del Toro...

3. O cinema asiático ficou para a próxima. O problema não é escolher. O problema é o tempo e o orçamento...

4. Ainda bem que há mais pessoas que notam as distorções. Na cabine do São Jorge, aparentemente, era muito difícil perceber como o equipamento funcionava. (Nem todo era da casa.) Eu não percebi como é que depois de acertarem com o formato correcto para o digibeta 16:9 dos Masters (depois de uma grande falha na primeira sessão com 4:3 puro) no dia seguinte já não conseguiam replicar o processo. Pelo menos ficou sem distorção. A janela de projecção é que não era bem aquela. Parece ser muuuito complicado... Para a próxima, estou certo que... Espero que...

Sugiro que envies uma lista de sugestões e sobretudo reclamações para o endereço do festival.

Misato disse...

Olá e obrigada pelas observações.

Já agora respondo:
1. Continuo a detestar Carpenter.
2. Tens razão. Eu é que acabei por ver, na maioria, MoH e Del Toro (que enfio preconceituosamente no mesmo saco por causa de filmes como o Blade, que não é mau, e o Hell Boy, que não vi). Não dá para ver tudo...
3. Fico à espera do cinema asiático :)
4. Assim farei (enviar a lista de sugestões/reclamações).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false