TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

19 novembro 2018

Piqueniques 'Down Under'

Vi o filme Picnic at Hanging Rock quando era miúda, pré-adolescente, talvez, e fiquei fascinada. Já nessa altura gostava muito de mistério e suspanse, mas naturalmente faltava-me a maturidade para compreender o subtexto desta história. Revi-o e continuou a ser um filme marcante para mim, mas não é somente a narrativa que me continua a atrair, mas a realização e um belíssimo uso da mise-en-scène, da banda sonora e da montagem. Não revejo o filme há alguns anos, mas com certeza que essas primeiras impressões se repetirão, pois são elas, aliadas à narrativa acerca do preconceito, dos efeitos de uma sociedade repressiva e a falha de adaptação dos colonizadores às culturas nativas que dão ao filme um magnetismo impressionante.

Quando soube da série (através do Frock Flicks) e depois quando soube que iria passar na RTP2, e ainda por cima de uma assentada, fiquei entusiasmada. Não li o livro que deu origem a ambos, mas calculei que a adaptação para série incluísse mais detalhes, eventualmente desvendasse um pouco mais do mistério. Se não tivesse visto o filme, provavelmente teria adorado a série, gostei bastante e até consegui abstrair-me da Natalie "beicinho" Dorman, que me irrita um bocado, mas tendo visto o filme mais que uma vez em fases diferentes da vida, não consigo achar a série muito mais que uma versão colorida da mesma história. Não porque o filme seja a preto e branco, mas porque tem uma estética muito branca, no guarda-roupa das raparigas, na fotografia sobrexposta, que nos fazem pensar no calor abrasador da Austrália e da probabilidade de tudo não passar de um delírio. Numa fase mais analítica, gostaria de saber exactamente o que se passou, mas nesta altura da vida, prefiro que o mistério fique na sugestão, em aberto e que cada um tire de lá o que le pareecer mais interessante.

A série Picnic at Hanging Rock satisfez esse meu lado coca-bichinhos de querer destrinçar o mistério, mas como produto narrativo-fílmico, seguiu o mesmo estilo de contar a história do filme, tirando-lhe a fotografia sobrexposta, o branco encadeante e a sugestão ao desatar os nós quase todos, não o faz de uma forma linear (felizmente!), por isso não é uma má série, mas a informação extra afnal não fazia falta e continuo a preferir o filme na sua forma "incompleta".

Picnic at Hanging Rock (série)
Picnic at Hanging Rock (filme)

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false