TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

18 setembro 2019

Relógios de Lua

 
Há pouco tempo fiz um repto num grupo do facebook acerca de uma série juvenil que vi nos anos 90 e cujo título já não me lembrava. O resultado foi curioso, encontrei a série que procurava, Moondial, mas também descobri que existe uma outra série com uma história quase igual, mas onde o protagonista é um rapaz em vez de uma rapariga e "do outro lado" está uma rapariga em vez de um rapaz. A outra série chama-se Tom's Midnight Garden. Vi ambas no YouTube.


Depois de uma pequena pesquisa na Wikipedia, descobri que ambas as séries são adaptadas de dois livros diferentes, de autoras diferentes. Moondial foi escrito por Helen Cresswell, em 1987 (a série é de 1988) e Tom's Midnight Garden foi escrito por Pilippa Pearce, em 1958. Acho que já estabelecemos quem veio primeiro. Tom's Midnight Garden tem várias adaptações, a que vi foi a de 1989, portanto contemporânea de Moondial, e ambas foram produzidas pela BBC, o que torna tudo ainda mais curioso.

Ambas as histórias falam de um adolescente, ou pré-adolescente, que vai viver temporariamente para casa de parentes, devido a problemas familiares. Minty, de Moondial, devido a mudanças na vida da mãe, que depois tem um acidente de carro e vai para o hospital; Tom porque o irmão mais novo está doente com varicela ou uma doença parecida. Tanto a mãe de Minty, como o irmão de Tom, servem como interlocutores para os relatos das histórias "do outro lado". Minty vai viver ao lado de uma mansão misteriosa, meio museu, Tom muda-se para a própria mansão, mas sem o previsível jardim ao seu redor. À noite, ambos são atraídos para relógios, que os transportam para outras épocas. Minty fá-lo através de um relógio de Sol/Lua, no jardim da mansão, Tom de um relógio de pé, depois do bater da meia-noite. Em ambos os casos o tempo corre de modo diferente no outro tempo e ambos interagem com crianças da mesma idade e são confrontados com as grandes disparidades sociais e o modo como os miúdos do passado não têm uma liberdade que Minty e Tom reclamavam não ter no seu próprio tempo.
Aqui as histórias divergem. Minty tem a missão de ajudar dois "fantasmas", Tom, um ajudante de cozinha no século 19 e Sarah, uma rapariga do século 18 e tudo se passa num período relativamente curto nas três épocas. O Tom do jardim, tem por missão ajudar uma rapariga chamada Hatty, que de início tem a idade dele, mas como Tom regressa sempre em tempos diferentes, ela vai crescendo. Outra grande diferença é que em Moondial existe um vilão mais ou menos sobrenatural.

Fiquei curiosa até que ponto este "plágio" é conhecido ou foi resolvido, mas como ambas as séries são relativamente obscuras, não encontrei nenhuma referência a isso.

No geral gostei das duas séries, o tom é muito semelhante, com a diferença que Midnight destaca mais o lado sobrenatural, a começar no genérico, e a acção moderna é contemporânea, enquanto que Tom se passa nos anos 50 ou 60. Apesar de tudo, Moondial enche-me mais as medidas e acho-a um bocadinho mais bem produzida, com um esforço adicional nos efeitos especiais. Adorei rever Moondial, era tão interessante quanto me lembrava, apesar de ter envelhecido um pouco, ainda se vê muito bem. As duas são histórias de crescimento, provocadas por um incidente insólito, de onde os protagonistas saem mais maduros e menos revoltados.

Uma das razões porque adoro literatura de ficção científica ou fantástico, é justamente essa capacidade de "esconder" lições de vida, crítica social ou questões filosóficas, por trás da máscara do diferente. Tantas vezes os romances realistas ou naturalistas, não o fazem tão bem.

Tom's Midnight Garden
Moondial

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false