TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

19 março 2009

Blythe a caminho das Índias...


Maria Maya (Inês) com a Frida
foto: Marcelo Cravero


Não tenho acompanhado a novela da Globo, Caminho das Índias, pois apesar da produção impecável como sempre, ao ver os primeiros episódios pareceu-me um clone d'O Clone mas mais folclórico e mais foleiro. Não tenho paciência para tanto berro e tanto maneirismo. Não percebo quase nada da cultura indiana, mas tanto quanto sei devem ser pessoas normais e não passam a vida naqueles histerismos. Aliás saber que esta novela é de Glória Perez ainda desaponta mais, será que as ideias se esgotaram?

Os actores, um verdadeiro rol de vedetas de primeira, foram escolhidos pelo tom mais bronzeado da pele, mas mesmo assim pouco convincentes como indianos. Eles esforçam-se tanto em manter um sotaque da Índia que se transformam em personagens caricatas e ridículas. Assim, tudo quanto é actor mais declaradamente de descendência índia (não indiana) ou de emigrantes líbios, turcos e afins, teve direito a entrada garantida na novela. Mas dificilmente encontramos alguém claramente com traços verdadeiramente indianos. Discordo completamente com a escolha de Márcio Garcia para o papel de Bahuan, pois para um "intocável" o rapaz é demasiado branquinho... Não é suposto as castas mais altas serem mais branquinhas e as mais baixas as mais escuras?

Algumas das coisas que achei apelativas na novela foram Débora Bloch, de quem sou fã, e a personagem rebelde-chique Inês, interpretada por Maria Maya. Inês ouve Pitty, que descobri através das novelas e de que gosto bastante, é toda punk e tem uma colecção de bonecas. Entre essas bonecas, foi introduzida uma Blythe customizada, por uma questão de direitos de imagem, pois um dos directores de arte, Marcelo Cravero, é justamente fã e coleccionador das mesmas. A dita menina chama-se Frida e é customizada pelo Studio Zellig. Eu já tinha aqui mencionado que sou fã destas bonecas e a orgulhosa dona de uma desde Novembro passado, portanto não podia deixar passar em branco este detalhe que tem deixado a comunidade de fãs da Blythe brasileiras em polvorosa!

Caminho das Índias

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false