TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

30 março 2009

Gralha

Da primeira vez que ouvi, mal podia acreditar e descartei a ideia pensando que tinha ouvido mal... mas entretanto confirmei: o AXN anda a anunciar o filme Mulherzinhas para o próximo domingo, como sendo adaptado de um romance de Charles Dickens!!!!!

1. O livro é escrito por Louisa May Alcott e não se fala mais no assunto!
2. A acção passa-se nos Estados Unidos durante a Guerra da Secessão;
3. Charles Dickens era inglês e que eu saiba nunca escreveu nenhum romance passado nos Estados Unidos;
4. Louisa May Alcott era norte-americana e As Mulherzinhas é semi-autobiográfico;
5. A única coisa que Charles Dickens e Louisa May Alcott tiveram em comum, para além de serem ambos escritores, é que foram contemporâneos. A escrita de um e de outro não tem semelhanças algumas, o 1º escreve grandes épicos, romances intemporais, a 2ª escreve dramas familiares.

Que cada vez menos as pessoas nos media fazem o trabalho de casa, eu sabia, mas dizerem tal enormidade sem, pelo menos olharem para a ficha técnica do filme é TOTAL E COMPLETA INCOMPETÊNCIA!!!!!!

3 zappings:

L. M. disse...

Estou em CHOQUE!

Não sei como dizê-lo senão apenas CHOQUE.

Little Women ou Mulherzinhas como sempre foi conhecido em terras lusas, ser atribuido a Dickens é criminoso, e só mostra a falta de cultura de quem cometeu tal asneira.

Concordo com todos os pontos que indicas e assino por baixo, porém permite-me adicionar algo ao ponto 5.
Há algumas semelhanças nas obras de Alcott e Dickens no que toca à critica ao social. Dickens referente à sociedade Vitoriana e Alcott à luta de classes e interesses do Norte versus Sul.
Em relação a épicos, Mulherzinhas é tão intemporal quanto Oliver Twist.

É sempre bom poder contar com o teu dom de não deixar passar estas pequenas grandes asneiras. ;)

Misato disse...

concordo com as adendas ;) mas não me quis alongar, e depois isso já entra um pouco na questão subjectiva de opinião pessoal, que não era o objectivo deste post.

quando falo em épico é no sentido em que as personagens de Dickens são mais universais, enquanto que as de Alcott são mais terra-a-terra, ou pessoais, se quiseres. enquanto que Alcott faz a sua crítica de dentro para fora, da família para a sociedade, Dickens é mais englobante dando um carácter mais grandioso e épico às suas histórias... mas foi por isto que não me quis alongar no post :P, se continuo...

uma coisa é certa: Dickens é de longe muito mais conhecido que Alcott, mas essa é mais uma razão para que tal erro não acontecesse!

Madrigal disse...

eu já li no Diário de Noticias que o "Orgulho e Preconceito" foi escrito pela Jane Eyre!
Qualquer dia estas gralhas dão um bom livro! lol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false