TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

16 dezembro 2005

Fernsehen

Alemão deve ser das línguas que conheço a única que não usa a palavra "televisão" ou similares (television) para descrever o alvo do meu vício. Contudo quase que se limitaram, do mesmo modo que dobram tudo para alemão, a traduzir a palavra: fern=longe + sehen=ver.

Na semana que passou tive uma pequenina oportunidade de fazer um zapping pela televisão alemã, um pouco para ver o que se passa por lá. No geral apanhei notícias, talk-shows, muita TV-Shop e alguns concursos, nada que me chamasse a atenção. Um pouco por isso parei na ORF2 (canal Austríaco) num programa/documentário sobre as tradições da Áustria com um apresentador, a que rápidamente chamei "Pai Natal à civil", a deambular por montanhas e vales com pequenas casinhas típicas e, a cada 10 minutos, uma banda a tocar Blass Musik (=bandas típicas de música com instrumentos de sopro). Era bonitinho e mostrava, de certo modo o que, para um latino, será a região no mais tradicional. Por isso o programa, que para um alemão talvez fosse uma grandecíssima seca, para mim cumpriu a função de entreter por alguns minutos sem exigir muita concentração.

Mais tarde, falando com alemães, fiquei a saber que lá como cá passam as séries da moda (Desperate Housewives, Stargate, etc.) e alguns filmes de interesse. Como os meus interlocutores não são pessoas que vejam frequentemente televisão e também não lhes conheço bem os hábitos e gostos, não deu para perceber mais. Há uns valentes anos atrás, quando ainda não havia por cá nem canais privados nem TV por cabo ou satélite, a nossa RTP era bem melhor que a média das televisões alemãs. Hoje-em-dia parece-me que quase todas as televisões da Europa devem ser semelhantes fora as excepções causadas pelo gosto de cada país.

http://tv.orf.at/

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false