TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

31 dezembro 2005

Gentlemen

2005 termina bem e 2006 começa melhor ainda com a transmissão do episódio "Hush" da Buffy.

Cá estou eu de novo a chatear com a Buffy, mas, desde que a SIC-Radical a recomeçou a transmitir que eu queria 3 coisas: rever as primeiras séries com maior atenção, pois não as tinha visto como deve ser quando transmitidas pela SIC (feito, não perdi um episódio!); rever a 2ª série por causa do Spike e da Drusilla (feito!) e rever este episódio da 4ª série, que me marcou profundamente. Ah, sim! Espero que continuem a transmiti-la após o final da 4ª série (foi onde a SIC ficou).

É um episódio com um ambiente muito Tim Burton, se ele tivesse seguido uma vertente mais de terror. Os Gentlemen são monstros de contos de fadas, com um permanente sorriso de caveira estampado na cara, cujo objectivo é conseguirem sete corações. Para isso vão a uma cidade, roubam as vozes das pessoas para que não possam gritar e passam ao massacre. Esta descrição, do modo como é feita por Giles ao grupo, numa sala de aula vazia e na penumbra através de um retroprojector é, no mínimo, hilariante e demonstra o excelente sentido de humor e sarcasmo da série. O detalhe de ele fazer a apresentação com musiquinha clássica e ter engendrado os acetatos narrativamente como se de um conto de fadas se tratasse e com ilustrações, é simplesmente o máximo!

Todo o episódio tem um ambiente fantasmagórico ao som de uma música que não fica longe das de Danny Elfman, os Gentlemen vestem-se de fato, impecáveis e flutuam a 10cm do solo sem mexer as pernas, ondulando os braços e a cabeça lentamente. Os seus "assistentes" arrastam-se curvados e vestem coletes de forças desatados e ligaduras. Desde que a população perde a voz, todos parecem deprimidos, cabisbaixos, como se tivessem predido muito mais que a voz, a luz muda, parece que diminui um pouco de intensidade e fica mais azul. A falta de voz despoleta uma série de acontecimentos já um pouco antecipados em episódios anteriores: finalmente a aproximação de Buffy e Riley e o encontro de Willow com Tara.

É o meu episódio preferido da Buffy até agora, uma série que manteve e melhorou muita da qualidade, principalmente da escrita, não há episódios inúteis. A ligação entre o universo gótico de vampiros, bruxas e demónios com o universo solarengo de uma pequena cidade da Califórnia (suponho) de escolas secundárias, campus universitário, bares e festas através de um sentido de humor bem interessante, irónico e por vezes sarcástico é uma excelente mistura que faz com que eu tenha vindo a acompanhar a série com bastante prazer.

http://www.foxhome.com/buffy4dvd/
http://www.foxtv.de/?p=serie&s=buffy&page_id=episode&epsd=66 [DE]

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false