TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

30 junho 2006

Mais uma facada no meu coração de Lisboeta

Costumam vir em vagas e devemos estar numa delas, de vez em quando há uma vaga de fechos de pequenos locais/comércio típicos de Lisboa.

Foi com choque e muita tristeza que li no jornal Metro que o Salão de Jogos Monumental, na Av. Pedro Álvares Cabral fechou. É raro eu jogar jogos de salão (snooker, bilhar, máquinas, etc.) mas sempre tive especial carinho por aquele estabelecimento e, sempre que por ali passava, dava uma miradela lá para dentro. É património, mas isso não o impediu de ser indecentemente fechado sem pré-aviso para muito provávelmente se transformar numa loja de chineses (como se já não houvesse suficientes)! Não é um espaço particularmente deslumbrante, trata-se de uma arquitectura simples e funcional, mas que impressiona no seu ambiente já um bocado esquecido de local de bairro onde o pessoal se reúne sob o pretexto de jogar. Não tem um ar soturno ou lúgubre mas sim convidativo e simpático. Deveria ter sido feito lá um filme antes do seu triste fim, era o ambiente perfeito...

Já nos anos 80 fecharam o Jardim Cinema, lá ao lado, que foi mais tarde transformado em estúdio de televisão (onde se gravam as Fátimas Lopes e afins...) mas o Salão Monumental sobrevivera milagrosamente, até agora... vai se juntar ao Cinema Paris, Cinema Alvalade, entre outros, no céu dos edifícios com estórias e memória.

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false