TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

24 setembro 2005

Astro Boy


Graças aos meus gatos que me acordam, como um relógio, para lhes dar comida perto das 8h da manhã apercebi-me que está a dar um clássico de anime na TVI: Astro Boy.

Esta série não é a original, que é de 1963, mas sim uma comemorativa de 2003, ano em que, na série original, o robô Astro foi criado (7 de Abril de 2003).

A série original é mais que um clássico, é uma das primeiras séries de anime de sempre e grande percussora do género, principalmente na ficção-científica com robôs. Aliás, em 1963 a série ainda era a preto e branco, só mais tarde passou a ser a cores. Osamu Tezuka, o autor, é considerado o "pai" do anime, principalmente por causa desta série, de uma quase tão conhecida série Jungle Taitei (O Rei da selva) que inspirou o Rei Leão da Disney e também já passou por cá, e ainda uma terceira série Ribon no Kishi (A Princesa Cavaleiro). Para além de ser o responsável pela criação da indústria de anime e de ter criado o seu próprio estúdio (Mushi Productions), Tezuka também foi um prolífero autor de manga e também realizou pequenos filmes de animação de autor, alguns dos quais já tive o privilégio de ver em terras Lusas e em écran de cinema. Hoje em dia existe um parque temático, perto de Kyoto, o Tezuka World que, além de mostrar as diversas personagens criadas pelo autor ainda mostra a sua filosofia de vida.

Astro Boy, e muitas das histórias criadas e desenhadas por Tezuka reflectem muito claramente o Japão do pós-guerra em que a vontade de um futuro utópico, cheio de tecnologia de sonho entrava em conflito com as preocupações ecológicas que essa mesma tecnologia pode trazer e, claro, o devastamento que a energia atómica levou ao Japão. Daí o título original da série: Tetsuwan Atom (literalmente 'Braço forte Atom').

Antes sequer de ter consciência do que era anime ou manga, já sabia que o Sr. Tezuka existia, graças a uma colaboração e acção de divulgação que fez no Brasil, poucos anos antes de morrer (morreu em 1989) e que apareceu publicada nos livros de banda desenhada da Mônica de Maurício de Sousa.

A importância de esta série estar a passar numa televisão nacional é enorme, ainda mais porque a própria TVI já tinha passado um spin-off da mesma, criado por Frank Miller, Big Guy que também é excelente e que marca a enorme influência que determinadas séries de anime, que passaram nos anos 70/80 nos Estados Unidos, tiveram nos criadores de banda desenhada, animação e cinema (e não só). A série, infelizmente tem de ser dobrada, mas até aqui a situação não é dramática, uma vez que foi dobrada pelos estúdios da Somnorte, que já tinham dobrado antes com bastante qualidade Evangelion e cuja única falha (e não é grave) é por vezes o sotaque se notar demasiado. Não sou contra as pessoas do norte nem contra o seu sotaque, acho é que actores de voz deveriam ter um sotaque neutro e, caso necessário, usar sotaques. Mas eles vêm fazendo um excelente trabalho e melhorando a cada dobragem.

http://astroboy.jp/c/009/index.html (site oficial, JP)
http://www.tezuka.co.jp/ (site oficial de Osamu Tezuka, EN, JP)

TVI
sab. dom. 8h30

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false