TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

11 abril 2006

Um passinho na ficção portuguesa

A ficção televisiva nacional não prima pela originalidade, mas tem havido alguma evolução. Durante muito tempo as novelas/séries portuguesas (fora o Duarte e Cª, claro) ou eram temáticas ou de época, ou umas situações modernas pouco interessantes.

As séries temáticas ou de época têm estes factores em seu benefício, e de alguma forma acabam despertando algum interesse. Nestes casos até parece que o esforço para as fazer com qualidade é maior (veja-se o investimento em Até amanhã camaradas ou Os Távoras).

Nas séries/novelas actuais já o resultado é outro. Costumam ser xaropadas excessivamente dramáticas, em que todas as personagens são pessoas deprimidas e pouco empatizantes ou então destacadas da realidade de quem as poderia ver. Tal como famílias de classe média-baixa a tratarem-se por "você" entre si.

Mas o quadro não é assim tão negro, há sempre excepções e, dentro do género, com Todo o Tempo do Mundo e Jardins Proibidos, a TVI conseguiu, indo buscar miúdos e adolescentes e histórias simples mas emocionantes, mudar um bocadinho o panorama. Certo que as novelas seguintes começaram a ser produzidas a metro e voltei a desinteressar-me. Peço desculpa o preconceito, mas não consigo sequer tentar ver um episódio inteiro dos Morangos com Açúcar.

Entretanto acompanhei os primeiros episódios de Floribella. A série, à partida, já tem um problema: é adaptada de um original, se não me engano, Argentino. Preferia que cabecinhas portuguesas tivessem chegado lá sózinhas. Mas tem bastante potêncial.


A história não é mais que a história da Cinderela readaptada, não vejo mal nenhum nisso. O tom da série é de uma comédia romântica levezinha e bem colorida e fantasista, óptimo! A narrativa de cada episódio está bem desenvolvida e desperta alguma curiosidade, é bom para fidelizar o público.
Pena é que ainda estão todos um bocado perros, actores e a equipa técnica. Nem todos convencem, mas estou a gostar bastante da evolução técnica da Flor e de mais algumas personagens. Ela parecia-me, nos trailers, extremamente artificial, mas dentro do contexto funciona melhor e ela própria melhorou. Para contrastar, o Frederico é horrívelmente mecânico...

Infelizmente já apanhei demasiados chapões de luz na cara dos actores (principalmente em exteriores) que para além de não favorecerem ninguém, fazem uma iluminação de fraca qualidade (e nós temos muito quem saiba fazer melhor). A montagem por vezes não faz sentido nenhum, não usa técnicas de montagem sugestiva, tal como falar-se da suposta filha bastarda dos Rebello de Andrade (que, lógicamente, é a Flor) e cortar para uma cena com Flor. É tão simples e não denuncia nada de forma aberta, mas deixa suspanse no ar.

A música é do piorio, definitivamente não gosto daquele estilo. Quem criou as músicas para uma suposta banda rock devia ver a Malhação (série de 2004) e a Vagabanda. Também não é muito o meu estilo, mas a música tem melhor qualidade e tem mais a ver com o que os adolescentes gostam de ouvir. Francamente, nós temos bons músicos nesta terra!

Gosto de a série não se levar demasiado a sério, de o universo não ser inteiramente realista e ter um colorido próprio e, apesar de as músicas serem más, gosto do facto de ser musical.

Agora outra coisa: a protagonista Flor e uma das cantoras da banda não foram as vencedoras do Ídolos 2?

SIC Online - Floribella
Já agora: porque será que este é mais um péssimo site? Não tem os nomes dos actores, resumos dos episódios, galeria, mesmo pequenina, de fotos ou vídeos, curiosidades sobre a série, equipa técnica... QUALQUER site sobre uma série de TV tem isto tudo. O único extra são wallpapers e uns jogos que não adiantam nada a ninguém.

SIC
2ª-6ª, 21:20 (varia)

1 zappings:

Misato disse...

Esta semana a SIC finalmente refez o site da Floribella, que já está mais completo. Ainda deixa a desejar nalguns apectos, mas nos conteúdos está práticamente como deveria ser um site de uma série televisiva. Aleluia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false