TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

29 julho 2006

Product placement

Product placement é o termo técnico que se usa para falar da introdução de marcas patrocinadoras de um programa de televisão (ou filme) no próprio programa. Desde os primórdios da ficção televisiva portuguesa que o product placement é bastante mal feito: na maioria das vezes apesar de estar a decorrer acção com as personagens, o que é filmado em destaque são os produtos o que fica forçadíssimo, desconcentra o espectador da acção e, pior, toda a gente dá por isso! Infelizmente sei que muitas vezes a culpa de isso acontecer é o próprio patrocinador que "exige" que determinado produto de sua marca seja filmado em grande plano por x segundos.

O problema é que os produtos deveriam ser inseridos naturalmente, como se do dia-a-dia daquelas personagens se tratasse, aliás, quem vive num mundo moderno sem marcas? Impossível! Os produtos devem ter a ver com a situação e as personagens, isto é, deve haver uma escolha dos produtos, como se fossem as próprias personagens que os comprassem. James Bond ter um carro desportivo de luxo faz todo o sentido, mesmo que se tenha abdicado da marca Aston Martin. O carro que a BMW arranjou para substituir é plausível. O mesmo se aplica aos relógios da Omega, faz todo o sentido James Bond ter gadgets no relógio, portanto planos de pormenor do relógio fazem sentido.

Que as personagens de Uma Aventura passem a vida a lanchar faz sentido, são adolescentes, precisam repôr enenergias. Agora que coloquem repetidamente (num só episódio) os bolos da Dan Cake em grande plano para eles escolherem é idiota! Quando se lancha em casa esse tipo de bolos, normalmente, quando estão na mesa, já estão fora da embalagem. Se porventura estão dentro da embalagem não é introduzindo um diálogo completamente forçado de qualquer coisa como: «Que bolos Dan Cake vais escolher? Tostas, brioches ou queques?». Idealmente, e se querem que os bolos pareçam apetecíveis, põem os miúdos a atirar-se directamente à embalagem, filmada de modo a se ver o rótulo, mas sem desviar a atenção da acção, e a comer com um ar satisfeito. No episódio Uma Aventura no Algarve temos mais que uma situação com diálogos metidos à machadada na acção e nunca vemos os miúdos a consumir o dito produto. Para mim é estúpido e mal feito!

Por outro lado na Floribella, se bem que ainda artificial, com diálogos forçados e demasiada insistência em determinado produto, já o product placement tem sido feito de um modo ligeiramente mais integrado na acção e discreto. Se bem que quando alguém falasse da bandeira humana, não se falaria logo e com ênfase do BES, ou quando Pascoal instala o Pay Shop no café, bastava um deles, que não saberia o que é (e as personagens mais plausíveis seriam aquelas que pagam as contas, por exemplo Helga, a governanta) perguntar e utilizar uma vez, para, nas cenas subsequentes, em situações ao balcão, (e temos 3 personagens, três!, da novela a trabalhar naquele café!) se ver um figurante a fazer um pagamento.

Ainda há muito que aprender neste campo, mesmo os brasileiros de vez em quando não fazem o product placement de forma subtil e integrada, até agora só mesmo em filmes e séries norte-americanas é que vi product placement bem feito. Já não me lembro concretamente o que era, mas tenho uma ideia de ver personagens de uma qualquer série a beber Pepsi, quando o natural seria beber Coca-Cola, mas de modo tão integrado que só se percebia que era product placement pelo facto de se estranhar não ser um produto em vez de outro. Não havia ninguém a dizer «mmm, que boa é esta Pepsi!» ou coisa parecida!

Googlei a expressão product placement e, com a gigante quantidade de sites a falar de como fazer um bom product placement, começo a achar que não há mesmo desculpa para isso ser tão mal feito nas séries portuguesas. Só não faz bem feito quem não quer!

How Stuff Works - How Product Placement Works

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false