TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

11 novembro 2006

O Verdocas é irritante

O Verdocas é um menino muito bem
comportado.

O Verdocas só faz o bem.
O Verdocas protege o ambiente.
O Verdocas não suja.
O Verdocas gosta de animais.
O Verdocas poupa água.
O Verdocas pratica desportos.
O Verdocas não usa violência.
O Verdocas não compra brinquedos beligerantes ou
sexistas.

O Verdocas é perfeito...

... tão perfeito que é IRRITANTE!

Já não via o Canal Panda há uns tempos, pois não têm estreado anime novos, mas hoje, ao acordar e necessitada da dose diária de desenhos animados, zapei para lá e apanhei com o Verdocas. Muito honestamente acho que nem os putos gostam do Verdocas. Fazem parte da condição humana e da aprendizagem as lutas e os conflitos, nem que seja para os miúdos aprenderem que essa não é a melhor maneira de resolver problemas. Personagens perfeitinhas, como o Verdocas, para além de altamente inverosímeis, são completamente aborrecidas. E a locução que começa sempre com "O Verdocas faz/diz/é..." ainda ajuda mais no grau de irritabilidade.

O Verdocas existe para agradar aos pais e para contradizer a generalização de que os desenhos animados andam violentos. Se se olhar com atenção para os desenhos animados dos anos 30-40 (inclusive para os da venerada Disney) percebe-se fácilmente que as doses de "violência" são equivalentes ou ainda piores que hoje em dia.

Para crianças pré-alfabetizadas é bem preferível o Ruca que conta histórias do dia-a-dia de um miúdos e da sua aprendizagem através dos erros.

Canal Panda

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false