TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

01 novembro 2006

Perder a cabeça

Marie Antoinette é um filme estranho. Estranho porque é um filme de época só por acaso. Se tirarmos tudo o que é característico de um filme de época: figurinos, cenários, etc., ainda nos sobra um filme. A primeira coisa estranha é a pouca presença de diálogos e de explicações redutores da narrativa, característica dos filmes históricos que tendem a ser demasiado explicativos, abusando de diálogos e narração na dificuldade que é enfiar o Rossio na R. da Betesga. Outro aspecto bastante diferente é que Sofia Coppola não filma com o olhar de filme de época tentando reproduzir com um naturalismo forçado o que seria a sociedade de então. Sofia Coppola filma centrada nas personagens, em particular na de Marie Antoinette, como se adolescentes actuais fossem, de repente, parar àquele mundo, cheio de regras sociais e de comportamento.

Marie Antoinette goza com o que é ridículo, enfada-se, aborrece-se, sente-se frustrada e diverte-se como pode gastando dinheiro em compras, roupas, sapatos, festas e diversão. Qual é o jovem hoje-em-dia, colocado em situação semelhante, que não faria o mesmo? Acho que muitos adultos fariam o mesmo.

Mas, gostando Sofia Coppola de moda e de arte como gosta, tanto a fotografia como o guarda-roupa são deslumbrantes, extremamente bem feitos, e a piada dos All Star é antológica!
A música pop, muito criticada no seguimento do fantástico teaser trailer com os New Order, dilui-se na história como se sempre tivesse feito parte da época, misturando-se com peças de então no seguimento da sensação de actualidade que nos é dada do princípio ao fim do filme apenas "toldada" pelos cenários e guarda-roupa technicolor.

Este filme encara a personagem de Marie Antoinette como uma pessoa real, sem uma preocupação rígida de um rigor histórico pouco cinematográfico.

Marie Antoinette, Le film
Sony Pictures - Marie Antoinette

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false