TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

11 maio 2006

A hippie e o yuppie

Na realidade nem ela é bem hippie nem ele bem yuppie, mas soava bem e não estará assim tão longe da verdade. Dharma é filha de hippies e cresceu numa comuna, mas é mais consciente da sociedade capitalista onde vive que os pais e adepta de um modo de vida saudável e natural, mas sem radicalismos fundamentalistas. Greg é filho de uma família rica e tradicional, advogado de formação, mas que, até conhecer Dharma, vivia uma vida cheia de rotinas sem graça e que muda muito as suas perspectivas e modo de ver a vida ao se casar com ela.

Acho que é notório que não sou grande simpatizante do canal SIC-Mulher, tanto pela filosofia como pelos conteúdos. A mim, que sou mulher, parece que reduzem mais ainda as mulheres a um determinado gosto e universo que, decididamente, não é o meu. Felizmente há sempre excepções que confirmam a regra: Dharma & Greg e Oliver's Twist.

Dharma & Greg é daquelas sitcoms que passou discretamente na defunta RTP2 e que, juntamente com Off Centre, me cativou no primeiro visionamento. Não costumo amar nem odiar sitcoms americanas, mas a grande maioria, se vejo, é porque calha, não é o caso de Dharma & Greg.

O primeiro factor que torna a série fantástica é o fabuloso desempenho de Jenna Elfman, como Dharma, mas a própria permissa de Romeu e Julieta às avessas, da série, não poderia ser melhor. No meio de uma comédia bastante leve, a crítica social originada por este invulgar casal, constantemente em choque cultural é muito engraçada e inteligente.
Claro que sendo uma comédia, a grande maioria das personagens são bem exageradas, mas e daí... talvez nem tanto. Acredito piamente que famílias como os Finkelstein (pais de Dharma e hippies fora de prazo) ou os Montgomery (pais de Greg e WASPs do mais tradicional) existam na realidade. Agora o grau de humor e tolerância com que resolvem os conflitos é que talvez exista só na ficção.

Numa sociedade, como a americana, em que se sobrevaloriza a família, muitas vezes com valores extremamente conservadores, este casal e as suas famílias são uma fresca alternativa e que dão para dar umas boas gargalhadas. Com os constantes desafios que estas duas famílias, tão contrastantes, acabam por se pôr umas às outras é engraçado ver como acabam por ter atitudes que vão muito além de radicalismos ou do preconceito. Dharma e Greg acabam por funcionar como mediadores entre os dois mundos. O que frequentemente acaba por acontecer é ser Greg a tentar amolecer os Finkelsteins e Dharma a tentar amolecer os Montgomery's. Dharma e Greg fazem um casal que se completa e nem parece que se conheceram num dia e casaram no outro (e se mantém casados e felizes).

Como está a repor na SIC-Mulher é de apreoveitar para rever os episódios antigos e ver as "seasons" que não chegaram a ser exibidas pela RTP.

Dharma & Greg - ABC

SIC-Mulher
2ª-6ª: 09:00, 20:30
dom.: 15:00

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false