O melhor de todos foi um sobre a foto do suicida, 9/11: The Falling Man, publicada apenas uma vez e depois censurada e o facto de o governo e os media americanos terem "esquecido" que, em desespero de causa, muitos dos trabalhadores das Twin Towers escolheram o suicídio a serem esturricados. O motor desta busca foi o escritor Tom Junod que, em vez de sensacionalismo, procurou buscar o verdadeiro sentimento humano, por trás de toda esta tragédia, sem lamechices ou miserabilismos.
Claro que, não sendo americana e não tendo uma educação católica, é-me talvez muito mais fácil identificar-me e gostar de um documentário assim, nem sequer conheci alguém que conhecesse alguém que tenha sido vítima do ataque. Mas a censura posterior ao ataque que se reflectiu em diversos meios como uma banda desenhada do Super-Homem ou no filme do Homem Aranha (houve um trailer fabuloso em que o Spiderman fazia uma teia entre as torres) e muitos outros pequenos acontecimentos, sempre me fez imensa confusão. Tentar apagar um acontecimento tão grande apagando os seus vestígios nos media é totalmente idiota e impossível. O ser humano tem memória curta, mas não tanto.
Por outro lado foi pena que o alvo dos terroristas tenha sido um símbolo gráfico tão potente e interessante e que, infelizmente, era simultâneamente um símbolo do "poder do imperialismo americano".
Mais uma vez aqui prova-se que a RTP, quando quer, esmera-se, é preciso é estar com atenção ou o carregar mais no botão 1 do telecomando.
9/11: The Falling Man
3 zappings:
E falhaste o melhor documentário sobre o 11 de Set. "LOOSE CHANGE" que deu na 2. Está no youtube tmb e dividido em 3 partes.
Paciência...
www.peeptvshow.net
Enviar um comentário