TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

15 maio 2010

Música moderna portuguesa!

Sim, música moderna portuguesa na TV! Tive, aliás como sempre com o Indie Music, imensa pena de perder os Music Box Club Docs no festival Indie Lisboa, mas a RTP2 resolveu cumprir (e bem!) o seu papel e eis que umas semanas depois eles estavam a passar na TV!

Começou bem. O genérico, uma animação de uma maqueta simplificada em cartão do Cais do Sodré e arredores, com direito a eléctrico a passar, é simplesmente fabuloso deixando excelentes expectativas para o que vier. Os documentários têm um formato bem simples de concertos no Music Box intercalados com entrevistas/conversas com os músicos em cenários nas redondezas do Cais do Sodré, em Lisboa. Os músicos/bandas foram muito bem escolhidos, dentro de um leque semi-underground, abrangendo vários tipos de música distintos: J.P. Simões, uns blues com bossa nova; Micro Audio Waves, música electrónica e experimental; Dealema, o hip-hop; Terrakota, world music e X-Wife o punk rock.

Aviso desde já aos puristas da música que não sou especialista, não tenho por hábito dar rótulos à música, muitas vezes nem sei ao certo o que estou a ouvir, portanto posso me ter enganado nos termos correctos dos géneros. Música gosto de a ouvir, de a sentir... o resto é paisagem. Portanto posso dizer que em termos musicais gostei mais dos X-Wife e dos Micro Audio Waves, por ser o tipo de música de que gosto mais de ouvir, e das entrevistas gostei mais dos Dealema e dos X-Wife.

Nas entrevistas J.P. Simões foi críptico, os Micro Audio Waves pareciam estar a falar num contexto privado, deixando o espectador de fora, os Dealema falaram, e muito bem, das questões sociais que os levam a fazer música, os Terracota viajaram pelo mundo étnico musical em palavras e os X-Wife falaram do contexto actual dos músicos e da produção musical.

Os únicos defeitos que consigo encontrar nestes documentários foi que principalmente com J.P. Simões e os Micro Audio Waves, parecia que estavam a falar com amigos e para pessoas que os conhecem bem, ficando pessoas como eu, que apenas conhecem mais ou menos a sua música, um bocado a apanhar do ar... O outro "defeito" é o texto que aparece no final, contando resumidamente a história dos músicos, tinha uma letra num tamanho super pequenino, muito difícil de ler numa televisão, e era demasiado rápido a passar...

Fiquei mesmo muito satisfeita com estes documentários, primeiro por mostrarem música portuguesa boa sem ser mainstream e depois pela sua qualidade e cuidado geral, muito esmerados e profissionais, deitando por terra toda uma "tradição de ausência" de documentarismo em Portugal. VENHAM MAIS, quero mais! Programas assim fazem-me sentir uma bela dose de orgulho na nossa cultura portuguesa que anda aí mas que pouca gente conhece como deve ser!

MUSIC BOX CLUB DOCS - J.P. Simões
MUSIC BOX CLUB DOCS - Micro Audio Waves
MUSIC BOX CLUB DOCS - Dealema
MUSIC BOX CLUB DOCS - Terrakota
MUSIC BOX CLUB DOCS - X-Wife

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false