Num dos primeiros posts deste blog eu questionava os critérios de programação e serviço público da RTP por passarem programas de interesse público e nacional a horas impróprias. Agora, passados quase 10 anos continuo a questionar os critérios de programação e serviço público da RTP por terem passado A Arte de Animar em Portugal à hora mais que imprópria para um programa do género, às 3h da manhã (de 7 de Julho)!
Felizmente apanhei o programa porque costumo deitar-me tarde, mas até para mim a hora é imprópria, pois o sono já espreita. Felizmente também estas boxes de TV modernas permitem gravar coisas que estão a dar ou já deram do início, que foi o que fiz. Mas do que deu para ver do programa e que realmente chamou a minha atenção (para além de razões pessoais - foi o meu primeiro emprego, fazer animação) foi ver rapidamente que se tratava de um documentário bastante completo e interessante que traçava o percurso histórico da animação em Portugal que, apesar de infelizmente continuar a ser uma "profissão amadora", é reconhecida fora de portas como animação de qualidade. Os prémios internacionais que diversos filmes têm ganho são prova disso.
Porque um programa do género não passa mais cedo? Não diria em horário nobre mas lá pelas 23h? E porquê na RTP 1? Se passaram um documentário do género é porque de alguma forma teve apoio da RTP, se teve apoio da RTP porquê passar num horário em que apenas os morcegos desavisados (eu incluída ) o vêm? Historicamente um documentário do género seria programa para passar na RTP 2, como eu disse lá pelas 22h-23h ou então ao fim da tarde, antes do telejornal, por volta das 19h. Assim a RTP 1 ficaria livre para transmitir os programas "populares" de que tanto os canais nacionais parecem estar a gostar cada vez mais...
Honrem o dinheiro e meios que gastam nos apoios que dão, passem os vossos patrocinados a horas decentes! Façam os vossos produtos, mesmo que marginais ou pequenos, render.
A Arte de Animar em Portugal - RTP
Há 9 anos
2 zappings:
O problema com estes canais da televisão portuguesa é que só passam coisas minimamente interessantes a horas impróprias..
E estão cada vez piores :(
Enviar um comentário