TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

30 dezembro 2019

O Trio Novelesco

Eu vejo novelas da Globo, já o disse aqui. Tenho mais pendor para as chamadas "novelas da tarde", para as comédias desbragadas, ou as mais solares, com surfistas e muitos miúdos. Nestas décadas quase ininterruptas de novelas, há um trio que provavelmente eu veria em loop, mas que nunca foram repostas, até Novembro de 2019!

O meu Top 3 de novelas é, por ordem cronológica, Vereda Tropical, Brega & Chique e Quatro Por Quatro. A novela que quebrou a maldição foi a última, Quatro Por Quatro, que começou há poucas semanas a dar na Globo, num sistema de votação público pelas internetes. Mas vamos por partes, como diz o homem do talho.

Vereda Tropical
Foi uma novela alegre, onde os actores principais eram favoritos meus: Lucélia Santos, a Escrava Isaura, altamente subvalorizada por causa de ter sido rotulada muito cedo, Jonas Torres, o eterno Bacana da Armação Ilimitada, hoje com idade para ser pai de adultos, e Mário Gomes, o galã trapalhão, que nunca teve o destaque que merecia, excepto talvez em Vereda Tropical.
Começando pelo genérico, no melhor estilo gráfico tropical anos 80, com palmeiras, néons, surfistas, cocktails, é daquelas novelas essencialmente de comédia, cuja narrativa  principal é um verdadeiro drama, e os vilões parecem vilões de desenhos animados, exagerados e frustrados. Aqui as histórias individuais, da mãe do órfão que procura uma vida de paz, da mamma italiana que mantém sempre o rol de filhos sob escrutínio, do futebol, da empresa rica e megalómana a ambicionar o lucro, prejudicando os mais fracos e a clássica história do underdog que vinga, graças a muita criatividade, amizade e, claro, amor.
Não sendo propriamente uma história marcante, o que fez esta novela foi uma bela conjugação da leveza de um argumento que não se leva demasiado a sério, um elenco feliz e uma produção muito colorida e criativa.

Vereda Tropical [Wiki]

Brega & Chique
Novamente uma novela de comédia, cujo drama principal é o de um empresário poderoso, que mantinha duas famílias (uma pobre e outra rica) que finge a própria morte e deixa a herança à família não oficial, a pobre. Por coincidência telenovelesca, a famíilia rica muda-se para o bairro da família pobre e ambas as "viúvas" tornam-se amigas.
Como se não bastasse o potencial de comédia ser alto nestas circunstâncias, a presença de um elenco de luxo, encabeçado pela divina Marília Pêra, que fez demasiado poucas novelas e nenhuma personagem tão brilhante como a sua Rafaela Alvaray, levaram o humor aos píncaros. Ao longo da novela, Marília Pêra faz três monólogos, um no ínício, quando sabe que ficou pobre, um a meio, quando as coisas estão mais ou menos encarriladas, mas os segredos começam a vir à tona, e no fim, quando finalmente ela encontra a sua independência emocional e se vinga do "falecido", que valem a novela inteira!
As intrigas secundárias, as marmitas, as lentes de contacto verdes e o vison, a alfabetização do filho do marceneiro, os diversos romances entre filhos, a vida do bairro popular, enriquecem mais ainda uma novela muitíssimo divertida.

Brega & Chique [Wiki]

Quatro Por Quatro
Comédia. Quatro mulheres de idades e meios diferentes, envolvem-se num acidente de carro no dia em que se separam dos respectivos maridos, noivos, namorados. Vão presas e decidem vingar-se dos respectivos. A diversidade das quatro, Bibi, a dondoca intelectual, Auxiliadora, a dona de casa dedicada, Tatiana, a secretária ingénua e Babalu, a cabeleireira-manicure pespineta, apimenta toda a novela e dá pano para mangas às cenas de comédia.
Novamente é um elenco de luxo, muito habituado a fazer este tipo de comédia, muitíssimo bem escolhido, que faz a novela. Gostei tanto da dona de casa rica, que não sabe o caminho para a própria cozinha, Abigail Rossini, Bibi para os amigos, interpretada pela maravilhosa Bete Lago, ela e Letícia Spiller, a Babalu, revelações nesta novela, o texto maravilhoso, diálogos hilariantes, frases memoráveis e a interacção dos casais, são do melhor que a Globo alguma vez fez.
"Minha mãe era devota, queria Lourdes, meu pai era fã de uma tal que aparecia no cinema de bota prateada. Ficou Barbarella Lourdes." ~ Babalu

Este jogo com os nomes caracterizadores das protagonistas, Abigail/Bibi, Auxiliadora, Tatiana e Barbarella/Babalu, demonstra a inteligência da escrita, onde as situações exageradas e caricatas se repetem.

Quatro Por Quatro [Wiki]

Este trio de novelas tem algumas pessoas em comum: Jorge Fernando, actor e realizador, recentemente falecido, que foi responsável pela direcção grande maioria deste tipo de novela, comédias alegres, com um lado lúdico forte, tal como Vereda Tropical e Brega & Chique. Outro é Guel Arraes, um dos criadores da já mencionada Armação Ilimitada, é um nome que se repete nas novelas que em geral gosto de ver, foi o criador de Vereda Tropical.

É um prazer rever Quatro Por Quatro, a novela que deu nome à minha primeira gata, Abigail Rossini, Bibi para os amigos (mas que sempre soube bem onde era a nossa cozinha), que não envelheceu nada, apesar de me tirar de vez em quando a exclamação: "tão novinho/a!"

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false