Acabei de ver o Twilight na TV. É daqueles filmes que me recuso a pagar cerca de €5 num cinema para ver e, neste caso, ainda bem! Mas tinha de ver para tentar perceber do que se trata afinal tanto fanatismo.
Twilight é apenas um filme palerma, com péssimas actuações e um argumento tão frágil que se desfaz na primeira dentada. Sim, Robert Pattinson é uma carinha laroca, mas devia ter permanecido o Cedric Diggory de Harry Potter. A moça não lhe fica muito atrás, é bonitinha, se bem que para quem gosta tanto do Sol do Arizona ela é muito pálida e gótica, não? Só lhe faltam mesmo as rendas pretas. E, por favor, vampiros a jogar basebol?? Quem se lembrou de tal parvoíce?
Agora, a SIC não poderia ter sido menos literal no plágio que fez em Lua Vermelha? Até a protagonista se chama Isabel e as primeiras cenas do filme são replicadas literalmente... que falta de imaginação!
Mas deixei o melhor para o fim. Fora o Drácula canónico, do qual gosto de todas as versões que vi e li até agora, Nosferatu, Dracula de Coppola, os Draculas antigos de Bèla Lugosi e Peter Cushing, o Por Favor não Me Morda o Pescoço, de Polanski e afins, até hoje só gostei de um filme de vampiros, o Near Dark de Kathryn Bigelow e de duas séries de TV: Buffy, the Vampire Slayer (já escrevi profusamente neste blog acerca da série) e True Blood, de Alan Ball. Em todos estes três casos gosto de como respeitam os cânones (nada de vampiros à luz, mesmo que enevoada, do dia) e os subvertem criando uma nova narrativa original. No caso de Near Dark é o Sol abrasador do Arizona, que é o principal problema dos vampiros, em True Blood é a xenofobia no Sul white trash e racista dos Estados Unidos e na Buffy é a subversão do tema série juvenil e protagonista loira burra.
Enfim, eu gosto de vampiros, assim como gosto de filmes de terror, mas já me começa a irritar esta "moda" iniciada pelo Twilight, que ainda por cima trata os vampiros como humanos... é apenas uma desculpa lamechas para mais um high-school movie sem grande interesse...
Há 9 anos
0 zappings:
Enviar um comentário