TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

12 abril 2013

Vida de Empreguete


Ultimamente as novelas brasileiras da Globo têm seguido duas tendências: uma que não gosto, popularucha, que depende de sotaques exóticos e chavões forçados para manter o interesse; e outra que ando a gostar bastante, onde os brasileiros se satirizam no seu lado popular e brejeiro, fazendo o que me parece um retrato mais fiel do Brasil real. Gabriela ou os clones d'O Clone, são bons exemplos da primeira tendência.

Fina Estampa, retratando uma humilde e trabalhadora descendente de portugueses, já seguia um pouco a segunda tendência. Avenida Brasil é um bom exemplo onde os papéis dos ricos, dramáticos,trágicos e vis contra pobres bons, honestos e cómicos também foram invertidos e os verdadeiros milionários sofisticados são um dos núcleos mais cómicos. A história de Nina, Carminha e das pessoas do "lixão" é quase uma tragédia grega com requintes de malvadez. Sim, ainda temos "pobres" cómicos, a família de Tufão em geral, apesar de terem dinheiro, e as pessoas do Divino. Mas o foco da novela está praticamente todo nos núcleos populares e a trama principal não é de ambição de poder, mas de vingança.

Eis que chegamos a Cheias de Charme cujo tema principal é a música e os cantores populares, o "electro forró", as empregadas domésticas, "empreguetes", a rádio, o Nordeste e todo um universo com que certamente a grande maioria do público brasileiro que "assiste novela" se identifica. Há universo mais brasileiro que este, que mostra os podres de ricos, uma minoria, mas priveligia na narrativa a massa das empregadas que os servem? Há que dizer que Cheias de Charme é uma novela cómica, leve e divertida, portanto não estou à espera de grandes tragédias ou de verdadeiros vilões, mas o certo é que é uma abordagem que me agrada muito, o sentido de humor dos brasileiros está bem de saúde e as músicas chegam a ser bem engraçadas! A frase "vida de empreguete, pego às sete", da canção Vida de Empreguete, fica no ouvido e o vídeo é muito divertido (ver em cima).

Apesar de ser dirigir a uma camada mais popular e menos culta, Cheias de Charme tem um humor inteligente, não imbeciliza e conta uma história simples de um modo muito divertido. Sempre gostei mais de novelas de comédia, portanto, que esta segunda tendência cresça!

Cheias de Charme

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false