TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

28 maio 2013

Maeve

De todas as séries que costumo ver regularmente, essencialmente no AXN, Criminal Minds é claramente a minha preferida. É uma série muito cerebral, com personagens muito bem construídas, tão bem que quase parecem reais, e fora um ou outro aspecto mais "exótico" tudo é perfeitamente plausível.
Este post contém SPOILERS acerca da série 8 de Criminal Minds, recomendo a quem não quiser lê-los não continuar a ler a partir daqui ↓.

A série 8 de Criminal Minds é especial, mas não é especial pelas razões óbvias: a saída de Emily, a entrada de Alex Blake (Jeanne Triplehorn), mas porque a intriga se concentra neles, na equipa e, principalmente pelos episódios dedicados a Spencer Reid. De todos Reid é a personagem que parece mais impossível e perfeita. Ele é um génio, tem um QI altíssimo, uma memória prodigiosa, calcula probabilidades mais depressa que um computador, lê livros à velocidade da luz. Até agora as únicas fragilidades de Reid mostradas foram o receio da probabilidade de herdar a esquizofrenia da mãe e uma ou outra paranoia ocasional, mas eis que Reid, o eterno anti-social, arranja uma namorada.

Mas Reid não conhece a namorada num café ou na banca do jornal, nem sequer é uma colega de trabalho, logo nos primeiros episódios Reid faz uns telefonemas misteriosos de uma cabine telefónica para uma mulher misteriosa, na penumbra, de quem nunca vemos a cara. Aos poucos vimos a saber que ela o ajudou outrora num caso, que é geneticista e que está a ser perseguida, daí toda a cautela nos telefonemas de Reid. Também percebemos quase de imediato a empatia entre os dois e a trapalhação quase adolescente de Reid em relação a ela, mas todo o mistério em roda dela faz-nos querer a aproximação mas simultaneamente dá-nos uma sensação de medo enorme, não vá o ingénuo Reid estar a ser enganado por uma mulher espertalhona... Uma coisa é certa: Quem é essa mulher??

Os autores vão mantendo-nos curiosos durante uns cinco episódios, espicaçando-nos, dando a informação em curtas cenas e aos poucos. Quando chegamos aos episódios da resolução deste arco narrativo, sabemos muito pouco acerca dela. Reid marca um encontro, mas com medo do perseguidor e provavelmente algum receio de vê-la ao vivo, acaba por não esperar. Não Reid, devias ter ficado, é uma oportunidade única!

No episódio seguinte ambos esclarecem o mal-entendido e ficam bem. Mas o perseguidor revela-se, a BAU, a pedido de Reid, investiga e passamos um episódio angustiante a temer pela vida de Maeve, a querer que Reid a conheça e que tudo não seja um esquema do Replicator (o arco narrativo principal, o perseguidor da equipa da BAU). Mas não, Reid não tem direito à felicidade romântica banal e perde Maeve da pior forma possível e ainda por cima assiste a tudo de perto.

Eu passei uma semana traumatizada com tudo isto. Reid é dos meus preferidos desde que comecei a ver Criminal Minds, é um geek delicioso e ainda por cima é giro! É tão adorável que introduzirem uma potencial namorada perfeita para ele e matarem-na logo a seguir de forma tão terrível é a maior crueldade para o espectador (e para ele)! Pobre Reid! O arco foi tão bem escrito que até ao último episódio estivemos sempre com um misto de curiosidade e desconfiança de Maeve e só mesmo quando vemos a sua cara pela primeira vez essa desconfiança se desvanece. Maeve não podia ter morrido, o próprio Reid calculará que as probabilidades de ele voltar a conhecer alguém assim são quase nulas... É isso que faz uma boa escrita de ficção e os autores de Criminal Minds surpreenderam-me e tornaram-me ainda maior fã da série.

Um facto curioso que me fez empatizar mais ainda com Maeve é que a actriz que a interpreta é a mesma de Parker de Leverage (Beth Riesgraf), a minha personagem preferida da série e também com uma personalidade àparte. Como estava a ver as duas séries ao mesmo tempo, tive dificuldade em dissociar Maeve de Parker o que me fez torcer ainda mais para que ambos ficassem juntos, até porque a reconheci antes dos episódios finais, ela tem um sorriso peculiar. O Reid deveria ter ficado com a Parker!

Quis rever o episódio e não consegui. É verdade que factores externos contribuíram para isso, mas ainda tenho o episódio gravado na box, talvez volte a revê-lo quando terminar a série, que para além de ainda não ter acabado também não tem desiludido.
ZUGZWANG

Criminal Minds

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false