TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

04 março 2019

To Boldly Go...


Com os banhos de Star Wars nos últimos anos, mesmo com 3 novos filmes nos cinemas, Star Trek tem andado um bocado esquecido. Por isso, sem grande razão aparente, o ciclo dedicado aos filmes pelo AXN Black no mês de Fevereiro foi muito bem-vindo.

Sou daquelas pessoas que não pertence a nenhuma das facções: Star Wars x Star Trek. A minha primeira série de ficção-científica, e ainda a minha preferida, é o Space: 1999! Vi Star Trek mais ou menos na mesma altura em que estreou Star Wars e o Mr. Spock foi e será sempre uma das minhas paixonites televisivas. Portanto aproveitei para ver os filmes de Star Trek que não tinha visto, pois eram realmente poucos: os 3 primeiros (noutra vida) e os 2 primeiros do reboot.

Fiquei um pouco chocada (já não me lembrava) com a fraquíssima qualidade do primeiro filme. Claramente tinha um bom orçamento, mas falhou nas coisas mais evidentes. Os establishing shots de 5 minutos sempre que aparece a Enterprise são chaaaatos! Pior, por serem tão longos, percebem-se todas as falhas, sendo a mais flagrante a diferença de escala entre o shuttle e a Enterprise, que me fez perguntar onde estavam os bons técnicos de efeitos com miniaturas da época. Provavelmente todos recrutados para outros projectos. A história é tão boa que já me esqueci e a maioria dos actores principais parece que também se tinham esquecido de encarnar as personagens. William Shatner, sim, falo de ti, mas não só. Mas, por mais fraquinho que seja o primeiro filme, nada bate o erro que é a personagem do Khan nos segundos filmes. Aqueles peitorais do Ricardo Montalbán fazem-me sempre pensar se não terá passado demasiado tempo na Fantasy Island e, por muito que goste de Benedict Cumberbatch e se tenham esforçado em fazer um upgrade à personagem, o Khan também no reboot foi um erro.

Dos três filmes novos, gostei muito do primeiro (que vi no cinema) e do terceiro. Aliás gostei muito da história do terceiro. Mas obviamente no geral é o melhor pacote dos 3 pacotes de Star Trek, 1, a equipa original; 2, The Next Generation, com uma participaçãozinha de Kirk e outra de Janeway e o reboot. As histórias são todas bastante sólidas, os filmes bem produzidos, as interpretações ágeis.

Dos outros filmes com a equipa original e depois The Next Generation, achei sempre as histórias boazinhas, mas muito datadas, um pouco melhores nos TNG, não me lembrava do Picard tão severo dos 2 primeiros filmes. Ah, os Borg são Cybermen que se enganaram na série! Bem que podiam ser um bocadinho mais originais... Mas uma coisa achei um exagero: se não me engano, de todos os 13 filmes, só num a Enterprise não é completamente destruída... Uma, duas, talvez três vezes ainda se aceita, mas quase sempre? Parece "Oh my God, I killed Kenny!", mas em vez disso seria: "Oh my God, I destroyed the Enterprise!" E ninguém da Starfleet manda a factura a Kirk, o responsável pela destruição em quase todos os casos?

O que era giro agora, era um desses canais de cabo passar todas as séries de Star Trek de fio a pavio, a começar do início e por ordem cronológica. Mas esperem um pouquinho, agora estou a rever Stargate SG-1 e com esperança de darem SG Universe, que nunca vi.

Star Trek Movies (Wikipedia)

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false