TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

01 julho 2019

O Kino-Pop e o Canal 180

Já tinha reparado naquele canal com um logótipo enigmático, na posição 180, mas por analogia ao antigo canal 18, apenas disponível a partir de certas horas, nunca pensei que fosse tão bom. Se não fosse os Arquivos Kino-Pop, de Edgar Pêra, irem passar nesse canal, nunca teria sequer tentado ver alguma coisa nele. Ainda só estou a começar a explorar, mas parece mesmo muito bom!

Tenho estado a adorar os Arquivos Kino-Pop, admito que com uma certa dose de nostalgia, pois eu estava lá, acompanhei directa ou indirectamente a maioria dos músicos ou bandas filmados, acho que só mesmo o Rão Kyao e os Delfins é que nunca vi ao vivo. E depois há muita coisa filmada na Catedral, o mítico Rock Rendez-Vous, onde quase toda a música moderna portuguesa e não só passava ao vivo durante os anos 80.

Conheço bem a filmografia do Edgar Pêra, conheço-lhe o estilo iconclasta há muitos anos. Não gostei à primeira, mas crescer é bom e deu-me olhos para apreciar o trabalho dele, que actualmente sigo com atenção e gosto muito. O seu estilo é perfeito para o formato desta série de pequenos registos documentais de vários músicos da praça, muitos deles fundamentais para a história da música pop-rock e experimental portuguesa. Mas os episódios que mais gostei foi onde se notou cumplicidade, como o de Manuel João Vieira, ou onde a música é mais experimental, como Nuno Rebelo, Vítor Rua, Rui Pregal da Cunha ou mesmo Farinha Master. O rock, Edgar filma com algum distanciamento e de forma mais convencional. Parece que algo não encaixa totalmente.
Penso que é muito engraçado acompanhar uma pequena fatia das vidas daqueles músicos, mesmo quem nunca os tenha visto ao vivo, apreciará, sobretudo porque ao contrário de documentários mais convencionais, nos Arquivos Kino-Pop ouve-se muita música!

Sábado passado, dia 29, houve uma maratona de todos os 13 episódios dos Arquivos Kino-Pop, aproveitem para ver e gravar.

Canal 180
Arquivos Kino-Pop (Facebook)

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false