Era uma vez, nos anos 60, uma televisão SONY, portátil, que vivia numa loja algures no Oriente. Um belo dia, um engenheiro português, em viagem de trabalho, achou-lhe graça. Como não tinha televisão comprou-a, pois era fácil de transportar no avião.
Essa televisão foi a única televisão existente no meu dia-a-dia durante os meus primeiros 10-11 anos de vida. É a preto e branco (ainda nem se sonhava com TV a cores) e só sintoniza a banda de VHF, o que queria dizer que só se podia ver a RTP1, a RTP2 era na banda UHF. O aparelho tem cerca de 30x20x35cm. O botão grande serve para buscar os canais onde eu e o meu irmão buscávamos incessantemente, sempre na esperança de vermos a RTP2, mesmo que em fantasma, esperança essa em vão, não havia hipótese! O interruptor é igual a um interruptor da luz, ao lado do grande, e os outros botões eram o contraste, brilho, etc. Todo o design é similar ao design de um rádio portátil, a antena, o pézinho, a asa...
Os nossos amigos, vizinhos e alguns familiares surpreendiam-se sempre com o tamanho diminuto da nossa TV e perguntavam-nos como conseguiamos ler as legendas. "Uma questão de hábito", respondíamos Uma certa altura partiu-se a pontinha da antena, semelhante a uma antena de rádio, mas ela continuou a funcionar lindamente. Mais tarde fundiu-se um fusível, mas foi substituído e ela ainda funciona!
Esta foi provávelmente uma das primeiras TV's portáteis e da SONY em Portugal e está guardadinha para um dia eu a herdar (está prometida!).
Há uns 4 ou 5 anos encontrei esta foto na net, modelo igualzinho à minha TV, com a pequena diferença que a minha tem o painel da frente preto e não branco. Deixei ficar o nome do autor da foto na imagem, afinal não fui eu quem a tirou. Mais ou menos por acaso veio-me há poucos dias à cabeça que tinha cá essa foto, nada mais adequado para um blog chamado TV-Child, portanto a minha foto está oficialmente mudada!
0 zappings:
Enviar um comentário