TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

17 julho 2005

Golden Globe Awards

Vi, pela primeira vez, a transmissão dos Golden Globe Awards na RTP1 e fiquei com uma agradável sensação de simpatia pela cerimónia.

Ao contrário dos Oscars, que dividem as cetegorias por função/profissão dentro de uma equipa técnica e artística de um filme, os Golden Globes dividem as suas categorias por géneros e não fazem distinção entre televisão, telefilmes ou cinema, o que hoje-em-dia é pertinente.

Quanto à cerimónia em si, é bem mais simpática que os Oscars. É mais intimista, pois a sala é mais pequena e dá a sensação que as únicas pessoas que estão a assistir são os nomeados nas diversas cetegorias e que não há, para além da ocasional esposa, marido ou mãe, uma grande quantidade de anónimos. Outro aspecto simpático é os convidados estarem sentados em mesas redondas e não em cadeiras em filas. Dá um ar de quem está ali para se divertir um pouco e não só para apanhar uma seca de não-sei-quantas horas a ver os outros a ser galardoados. Mais ainda: os discursos não têm limite de tempo o que nos permitiu, na cerimónia a que assisti, ver Robin Williams no seu melhor, que é o improviso, durante quase 10 minutos! Também não há números musicais ou afins pelo meio, que antigamente eram o forte dos Oscars, mas que entretanto perderam a graça, a cerimónia decorre a um ritmo mais fluido, sem secas.

Para além disso, as vestimentas, principalmente das mulheres, têm a tendência de continuar a ser glamourosas (como manda o figurino) mas um pouco menos formais e barrocas que nos Oscars.

Acho que, em termos de cerimónias de entrega de prémios os Golden Globe Awards venceram!

http://www.hfpa.org/

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false