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07 novembro 2005

Pedagogia efémera


É raro a publicidade ser pedagógica, de cabeça só me lembro de um único exemplo marcante que foram as campanhas de Olivier Toscani para a Benneton. A nova campanha da Vodafone, Now, especialmente o anúncio televisivo da Efémera, sugere um modo de vida e, talvez, de pensar no mínimo positivo e optimista.

Mas o melhor do anúncio é que, para além de estar muito bem feito, é marcante de uma forma super-discreta sem ser demasiado chatinho como por vezes algumas das publicidades marcantes o são. A música é engraçada e simpática sem ficar a martelar no cérebro para o resto do dia (ou da noite), ou se ficar não chateia, o insecto, a efémera, é bonitinho, parece uma libélula sem ter uma conotação demasiado feminina (por exemplo, uma borboleta), os efeitos especiais/animação/3D estão muito bem feitos e, claro, o conceito de aproveitar a vida é excelente. Está muito bem apanhado quando nos apercebemos que se trata não de uma efémera real e sim em 3D quando ela começa a jogar ténis!

De que modo se pode associar directamente este conceito, bastante filosófico e talvez utópico, a vender telemóveis já não sei. O certo é que até agora eu "empacotava" as campanhas de publicidade de telemóveis em 3 pacotes: a Vodafone era para inglês ver, a Optimus demasiado melancólica e a TMN demasiado pretensiosa no seu suposto vanguardismo, mas esta campanha é inteligente principalmente na forma como não é óbvia no seu objectivo de venda, estão a vender um modo de vida positivo e não um aparelho, e nesse aspecto estão um grande passo à frente das suas anteriores campanhas e das actuais campanhas das outras companhias.

PARABÉNS! De boa publicidade também se precisa.

Só é pena o site da Vodafone não ter uma secção dedicada às campanhas publicitárias...

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