Hoje vi um filme mesmo muito estranho, no Canal Hollywood, de 1970: Brewster McCloud, de Robert Altman.
Nunca gostei muito do estilo de Robert Altman mas este filme sai completamente fora do seu estilo mais comum. É um filme estranho sobre um rapaz obcecado em voar como um pássaro, que não olha a meios para concretizar o seu sonho, inclusive roubar ou matar.
Como os obstáculos se vão colocando à sua frente, os assasínios também se vão multiplicando o que origina a que um grupo de polícias, mais ou menos cépticos e broncos, liderados por um investigador quase tão obcecado como Brewster, ande atrás dele. Apesar do tema de obcessão e crime, o filme é nos contado num tom irónico e de comédia surrealista descomprometidos, bem ao estilo dos filmes europeus do final dos anos 60, como o seu exemplo máximo, Blow Up, de Antonioni ou mesmo os filmes de Peter Sellers.
Também, como bom filme dessa época, a sua direcção artística e fotografia são cinco estrelas, sem mácula, com um cuidado gráfico particularmente interessante. A camisola que Brewster usa é às riscas horizontais vermelhas e brancas, os cenários têm cores fortes sobre fundos mais neutros, como cinzentos e azuis metálicos, a maquiagem de uma novíssima Shelley Duvall é de fazer inveja a Malcolm McDowell na Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.
Claro que este filme não se compara em qualidade a nenhum dos acima mencionados, mas é estranhamente divertido e tem um final, de certa forma, aberto, desmontando qualquer aspecto realista que o espectador quisesse encontrar na história.
http://www.imdb.com/title/tt0065492/
Este mês, no Canal Hollywood
Há 9 anos
0 zappings:
Enviar um comentário