TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

12 dezembro 2004

Widescreen

Estava agora a ver um bocadinho do Senhor dos Anéis na SIC quando me veio uma velha dúvida: porque insistem as televisões em passar filmes em widscreen no écran inteiro, sem as "barras pretas"?

Muita gente já me disse que na sua televisão quer ter o écran todo preenchido que se tem as "barras" sente que não está a ser servido a 100%. Peço perdão mas isso é desculpa de ignorante.


Se uma pessoa vê o filme sem barras numa televisão normal de écran 4:3 o que acontece é que os lados do filme ficam de fora e parte da imagem/informação do filme não é vista. Quando calha algo de importante para a narrativa ficar nessa parcela fora do écran da televisão o que acontece é que se faz uma panorâmica artificial (quando se faz) em planos às vezes fixos o que não respeita as opções do autor do filme. Ou então quantas vezes vemos uma personagem a olhar ou a falar para algo fora do écran com uma certa insistência e temos a sensação estranha de que falta algo? O que acontece é que muito provávelmente essa personagem está a contracenar com outra que ficou cortada no telecinema (passagem de um filme em película para o formato de vídeo/tv).


Por outro lado se tivermos as "barras" num filme a 16:9 temos duas vantagens: para além de vermos o filme com a sua imagem completa ainda temos normalmente as legendas na barra preta de baixo o que não perturba a imagem do filme.

Ainda mais: hoje em dia com a comercialização cada vez maior das televisões de écran panorâmico menos razão há para que as televisões ainda insistam em emitir filmes sem ser na sua razão de aspecto original. Nem sei porque ainda fazem telecinemas em 4:3 a filmes em 16:9 ou mais...

http://www.thedigitalbits.com/articles/anamorphic/aspectratios/widescreenorama.html

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false