TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

29 abril 2005

Onda portuguesa

É curioso, ao ver os primeiros episódios da novela da Globo (parabéns pelos 40 anos!) Como uma onda, a visão romântica, idealista e algo irreal que os brasileiros têm de Portugal. O mais engraçado de tudo é que em vez de me irritar, o que seria habitual, dá-me vontade de rir dado o grau de ingenuidade!

  1. Nem todo o Portugal é o "jardim à beira-mar plantado" cheio de castelos, monumentos, igrejas e arquitectura antiga que aparece nas novelas (eles deviam ver o que fizeram ao Algarve!).
  2. Nem todos os portugueses são pessoas educadas, rígidas mas idealistas e românticas como é a personagem de Daniel Cascaes (Ricardo Oliveira). Muito pelo contrário!
  3. Raramente os nomes portugueses têm grafismos diferentes como o caso do apelido Cascaes (o normal seria Cascais). E para um açoriano o nome Cascaes é completamente insólito, há outros bem bonitos e invulgares no Brasil que poderiam ter sido utilizados.
  4. O autor da novela já se justificou diversas vezes, mas o nome Almerinda é realmente pouco comum nas gerações mais novas (mesmo numa cidade de província).
  5. A questão da virgindade é menos falada mas vista com um bocado de menos pudor que nos foi apresentada na novela.
  6. Os portugueses não são tão católicos como os brasileiros e difícilmente um português filho de um defensor da liberdade na época da Guerra Colonial (e que partilha os valores do pai) será católico, quando muito comunista.
  7. Já agora: da ribeira do Porto a Matosinhos é um valente esticão, não se faz de uma corridinha. Mas isto já é uma picuinhice minha, não é assim tão importante.
No mínimo é divertido ver quão naïf é a visão que os brasileiros têm de nós, hehee!

Em relação à prestação de Ricardo Pereira, ela é bastante "pra brasileiro ver". Não que esteja a fazer uma má prestação, os primeiros episódios não são, de todo, suficientes para avaliar, mas, para mim ainda não foi desta! Até hoje os únicos actores portugueses que realmente gostei de ver nas novelas da Globo foram o Nuno Lopes (Esperança) e Maria João Bastos (O Clone e No Comando - GNT), nenhum dos dois perdeu a pronúncia de Portugal.

Uma concessão que não consigo fazer à prestação de actores portugueses no Brasil é a de abrasileirarem a pronúncia! É verdade que há muitos vocábulos que não são comuns e que muito do nosso vocabulário os brasileiros não percebem, mas falar com gramática e pronúncia "abrasileiradas", não perdoo! Irrita-me imenso e acho falta de conhecimento da própria (dos portugueses) língua. Se são actores têm obrigação de defender e conhecer o que é um dos seus primordiais instrumentos de trabalho! Também vejo de outra maneira: se já houve quem o conseguisse, porque é que se desvaloriza a nossa diferença?

Já falei diversas vezes com brasileiros (amigos, conhecidos, turistas, recém-chegados, residentes e não residentes em Portugal) e, apesar de me dar gozo de falar, entre amigos, à brasileira, a única necessidade que sinto, para me fazer compreender é ter um certo cuidado em utilizar vocabulário que seja compreensível para eles. Sinto que, numa conversa séria, estar a fazer pronúncia brasileira é o mesmo que falar com um outro estrangeiro qualquer, que fale/compreenda mal o português, "à Tarzan", um desrespeito.

É um grande elogio a Globo se interessar tanto, ultimamente, em "puxar" actores portugueses para dentro do seu maior produto, é uma exelente oportunidade de mostrar, com orgulho, amor-próprio e dignidade que temos valor e que somos dignos de tal convite. Temos de defender o que é nosso e tenho a certeza de que os brasileiros mais do que compreendem e aceitam!

De resto a novela é uma clássica novela da tarde para a Globo, com uma história um pouco mais leve e um lado de comédia e juvenil mais marcado. Está pejada de vedetas e actores que já deram provas, e, sendo a temática de "praia paradisíaca" está cheia de "belezas naturais". Comigo ainda não pegou, falta-lhe o factor X, que talvez ainda não tenha chegado, acho que a trama inicial não foi suficientemente forte e não durou mais que os 2 ou 3 episódios iniciais, isto é, já se arrasta um pouquinho (é cedo demais). Dentro das ditas "belezas naturais" de notar a presença de Sérgio Marone, directamente (ou quase) de Malhação.

http://comoumaonda.globo.com/

SIC
2ª - 6ª, cerca das 23:20

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false