TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

13 maio 2005

Nova leva de anime

Como fã de anime que sou, não podia deixar de prestar alguma atenção aos recém-estreados na SIC-Radical.

Dos 5 que estrearam, 4 foram produzidos pelos estúdios Gonzo, que desde Ao no 6-go [Submarino Azul nº 6], se especializaram em anime com CGI (Computer Graphic Images). Enquanto que em Ao no 6-go ainda se limitavam a excelentes sequências em 3D para um resto de animação dentro de moldes mais convencionais, hoje-em-dia também se adoptou "pintar" a animação a 100% em computador. Este novo método de pintar não só embaratece e acelera a produção como nos proporciona ambientes gráficos mais elaborados e ricos. Estes 4 anime usufruem, e muito bem dessa vantagem.

Embora todo este avanço técnico seja um elemento muito apelativo nos mais recentes anime, a narrativa tem vindo a perder em qualidade e empatia e a ficar "americanizada", o que me fez, lentamente, ir desinteressando pelos anime mais recentes e continuar a apreciar os mais antigos, apesar da animação ser um pouco mais rudimentar.

Então os anime, um-a-um, pela ordem a que passaram no sábado passado (sim, houve falhas na programação):

Last Exile
A situação passa-se em ambiente de guerra em que dois adolescentes, Claus e Lavie, são correio num avião/nave. Como curiosidade os escritos (nomes das naves, etc.) são em grego, o que vem continuando uma tendência de variar os escritos em língua estrangeira que eram apenas em inglês, nos anos 80 e 90. No final dos anos 90 começaram a aparecer primeiro em francês e mais tarde em alemão, é engraçado ver como os japoneses integram a sua visão da cultura ocidental nos seus produtos. A música é engraçada e este anime deixou-me alguma curiosidade para continuar a ver.

Hellsing
Acho que de todos foi o de que mais gostei. Apesar da história muito simples e óbvia: Alucard é um vampiro que caça outros vampiros para a organização Hellsing. Gostei da voz de Alucard, uma daquelas clássicas vozes masculinas de anime vindas "da tripa", da personagem da chefe (Integra Hellsing), uma mulher determinada mas perturbada com algo e também da pistola de Alucard (apesar de gostar mais de armas brancas face a armas de fogo).

Najica
Este é o único anime que não pertence aos estúdios Gonzo e tem um visual mais clássico com cores mais vivas e menos efeitos. De todos foi o anime de que gostei menos, Najica é uma espécie de James Bond barato de minissaia com direito a muitos, demasiados, panty shots gratuitos! Não há pachorra!

Kiddy Grade
Do conjunto era o anime a que tinha reparado mais anteriormente. É ficção-científica com gajas: Lumiére e Éclair são duas adolescentes agentes de uma organização de defesa convenientemente chamada GOTT (Deus em alemão). Tem bastante acção e, nos misteriosos poderes de Éclair, deixou curiosidade suficiente para querer continuar a ver.

Zaion
Vá se lá saber porquê, este anime, no original, chama-se i- wish you were here- e "traduziram" para Zaion... enfim, há coisas que nem o diabo explica...
A história consiste numa elite militar que tem, no organismo, nanomáquinas que se transformam em armadura e que combate um virus extraterrestre mortal. Há uma rapariguinha aparentemente apática que, na realidade, é um arma secreta. Não me impressionou, até achei a qualidade abaixo da média para esta produtora, também não gostei do excesso de informação logo no primeiro episódio, entre prestar atenção à imagem, ler as legendas e digerir tanta informação, acaba se perdendo alguma coisa...

No geral achei o conjunto fraquinho, continuo a achar que a SIC-Radical gastou os cartuchos todos com a primeira leva de anime e que agora é complicado manter-se à altura. Lógicamente não falo de anime "vintage", isto é, de Urusei Yatsura [Lum] ou Lupin the 3rd, falo de anime recentes (do final dos anos 90 para cá).

Também tenho pena de serem todos muito ao mesmo estilo e com um character design demasiado parecido, apesar de gostar imenso de ficção-científica e de terror (facto que me faz ser mais exigente).

http://www.gonzo.co.jp/
http://www.gonzo.co.jp/english/titles/0303.html (Last Exile)
http://www.gonzo.co.jp/english/titles/0102.html (Hellsing)
http://www.mediafactory.co.jp/anime/najica/ (Najica - em japonês)
http://www.gonzo.co.jp/english/titles/0202.html (Kiddy Grade)
http://www.gonzo.co.jp/english/titles/0104.html (i -wish you were here-)

SIC-Radical
2ª a 6ª, 02:30, 19:00
sáb., 09:30-11:30 (compacto)

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false