TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

09 fevereiro 2005

Finalmente ficção Nacional...

Não tenho escrito sobre ficção nacional em grande parte porque na maioria dos casos ou não vejo, ou não presto atenção. Até Amanhã Camaradas, dada a dimensão e qualidade da sua produção merece ambos.

Confesso que não vi tudo pois só a ideia de ver 3 horas seguidas de uma história, no mínimo densa, para além de assustador é seca! Mas o que vi deu-me uma ideia bastante boa do conteúdo geral e é disso que vou falar.

Em geral achei a série (?) sem mácula, com uma produção extremamente bem cuidada, fotografia excelente, cenários muito bem trabalhados e guarda-roupa sem as pequenas falhas de modernidade que de vez em quando se infiltram. O trabalho de actores foi muito sério e profissional, estando todos os intervenientes muito convincentes sem "teatralices" e vedetismos. A história faz parte de uma fase muito importante da nossa história do séc. XX que é pouco ou mal ensinada nas escolas e que os portugueses ainda têm alguma dificuladade em assimilar. 10 pontos só pela escolha da história! Em suma um excelente produto.

A apontar, achei talvez um pouco demasiadamente cinematográfico, isto é, planos muito abertos, poucos grandes planos e o genérico com letras demasiado miudinhas para um écran de televisão. Também achei a banda sonora demasiado repetitiva, apesar da extrema importância que Luís Cilia teve na época do 25 de Abril. Este tipo de banda sonora torna-se cansativa, principalmente em televisão. A cadência da acção por vezes também era muito repetitiva e lenta o que, da forma como foi programada a série, resulta em desvantagem.
Por último o maior "crime": porque resolveram programar uma série de 6 episódios de cerca de 1 hora em duas noites? Ainda por cima a começar às 22-23 horas e a acabar à 1-2 da manhã? Se era para apanhar o prime-time e a fidelidade do espectador, acho que teria sido mais interessante passar os 6 episódios de segunda a sábado, sempre no mesmo horário, por exemplo depois da novela. Até porque o espectador é fiel, o problema são as cadeias de televisão que alteram os horários constantemente sem pré-aviso o que faz com que se percam episódios pelo meio... Espero que reponham a série brevemente, por exemplo na semana entre o 25 de Abril e o 1º de Maio, e desta vez um episódio por dia em horário nobre.

Mais um mau pormenor: o site da SIC, que se dá ao trabalho de ter mini-sites das novelas brasileiras (que já os têm mais completos na globo) e de séries como o CSI, nem uma páginazinha tem dedicada a esta série... assim a promoção das produções nacionais vai longe...
http://www.sic.pt
http://www.imdb.com/title/tt0229881/

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false