TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

09 fevereiro 2005

Foi-se um ídolo nacional

Na semana passada morreu um dos meus ídolos, o actor Canto e Castro. Infelizmente tal facto parece ter passado despercebido à grande maioria dos espectadores, tal como na vida, também na morte Canto e Castro não foi homem de protagonismos. Não vi exaustivamente todos os canais nacionais nesse dia (aliás soube da notícia pela rádio) mas pelo que percebi pouco mais houve que uma pequena notícia no Jornal da Noite da SIC. A 2: que costuma, nem que seja, repor algum especial ou programa com as personalidades que tenham morrido, nada fez de nota.

Canto e Castro era um dos melhores e mais interessantes actores nacionais que era tão bom tanto em comédia como drama, televisão ou cinema. Este tipo de actores não são frequentes no panorama nacional, julgo que se tivesse feito carreira fora de portas e gostasse de protagonismo como algumas jovens "vedetas" nacionais, o facto da sua morte teria sido mais notado e mais pessoas de várias gerações se lembrariam da carreira dele. Não tive o prazer de o conhecer pessoalmente mas calculo que quem o tenha feito, tenha tido a possibilidade de aprender imenso com um grande profissional e artista.

A fase da sua multifacetada e muitíssimo rica carreira que mais me marcou foi curiosamente a mais discreta delas todas, as dobragens de desenhos animados. No tempo em que os actores que faziam as vozes eram sempre os mesmos, Canto e Castro fazia sempre de avôzinho e ocasionalmente um vilão secundário, graças à sua voz rouca. É pena esse tipo de trabalho não ser considerado importante no nosso país, Canto e Castro fazia-o de modo excelente!

Fica aqui a minha modesta homenagem a quem foi, para mim, o maior actor português meu contemporâneo.

Henrique Canto e Castro, 1930-2005
http://www.imdb.com/name/nm0134611/

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false