TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

25 fevereiro 2005

Tesouros Russos

Ontem, lá para as 3h da manhã na SIC, por incrível que pareça e sem anúncio prévio, passaram dois tesouros distintos do cinema Russo.

O primeiro foi o que me pareceu "O Homem da Câmara de Filmar" um clássico do cinema Russo documental (mudo) que marcou o cinema pelo mundo fora, com, aparentemente, uma nova banda musical que me soou a Michael Nyman dos seus tempos de colaboração com Peter Greenaway. O filme é um percurso mais ou menos alucinante pela vida diária da época, numa espécie de retrato realista com uma única mediação, a câmara de filmar. Já o apanhei a meio e acabei por não ver tudo, mas o que me parece estranho é que nem no site da SIC encontro informação alguma, portanto nem com certeza absoluta posso afirmar que era este o filme, porque, sendo a raridade que é, nunca tive antes a oportunidade de o ver.

http://www.imdb.com/title/tt0019760/

O segundo, que deu em seguida, e continuo sem certezas absolutas, foi o "Russian Ark", um filme recente experimentalista, que se trata de um único plano de sequência (plano único, sem cortes) filmado com as facilidades das novas tecnologias de video digital. Neste filme faz-se um percurso histórico sobre os vários acontecimentos que se passaram dentro das paredes do Museu Hermitage em S. Petersburgo. Sei que o filme teve um trabalho invulgar, tendo sido ensaiados os actores e inúmeros figurantes durante longo periodo de tempo para depois ter sido filmado, de uma só vez num único take. Este filme passou nas saudosas sessões da Associação Zero em Comportamento no Cine 222 em Lisboa, mas também não tive oportunidade de o ver na altura. Escusado será dizer que dada a hora não vi o Russian Ark até ao fim.

http://www.russianark.spb.ru/eng/index.html

É uma pena que tais obras passem a tais horas e pior, como se de alucinações se tratassem, sem uma única menção nas listas de programação!

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false