Por causa do filme de Michael Moore, Fahrenheit 9/11, tenho pensado muito que podiam aproveitar para passar o filme que deu origem ao título deste: Fahrenheit 451. O meu desejo foi atendido, vai passar brevemente na SIC Radical.
Fahrenheit 451 é um dos melhores e mais sublimes filmes de ficção-científica, realizado pelo realizador da Nouvelle Vague, François Truffaut, baseado no livro homónimo de um dos melhores e mais conhecidos autores de ficção-científica, Ray Bradbury.
Ray Bradbury fez parte de um grupo de apaixonados pela ficção-científica nos anos 50-60 que difundiam a sua paixão por variadíssimos meios desde a conceituada revista Omni a guiões para a série de televisão Twilight Zone (Quinta dimensão) de Rod Serling. Para além de Ray Bradbury e de Rod Serling alguns dos nomes envolvidos nessa vaga foram o sarcástico escritor Kurt Vonnegut e o actor, por vezes também autor, William Shatner. Os livros de Ray Bradbury são de leitura bastante acessível mas muito poéticos e cheios de conteúdo. Em Portugal encontram-se editados e traduzidos para português bastantes títulos, principalmente em edições baratinhas de bolso. Não há desculpa para não os ler, vale a pena!
De François Truffaut é difícil falar em poucas linhas, mas os seus filmes são os mais poéticos e acessíveis do grupo da Nouvelle Vague, onde experimentou muitos géneros, sendo este exemplo um dos seus mais belos e politizados filmes. São filmes como este que mostram que a ficção-científica não é um género menor, reduzido a naves espaciais e heróis intergalácticos, que há obras de primeira categoria, mas que infelizmente a grande maioria fica no papel e poucas sobrevivem no grande écran. Fahrenheit 451, apesar de dentro do género da ficção-científica, não é um bom filme só por causa disso, ultrapassa o género tornando-se, pelo seu subtexto num filme sobre a liberdade de expressão e a liberdade pessoal que ninguém nos pode arrancar.
http://www.imdb.com/title/tt0060390/
SIC Radical
brevemente, talvez para a semana
Há 9 anos
0 zappings:
Enviar um comentário