TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

12 junho 2005

Complexo de culpa

Talvez por causa do comportamento vergonhoso que a RTP1 tem tido com a excelente série Lost, tentaram se redimir este domingo à tarde com uma espécie de "resumo alargado" da série até agora. De qualquer modo isso não desculpa as constantes mudanças de horário, juntar episódios, passar episódios extra em feriados, usar a série como tapa-buracos e tirar os importantes pré-genéricos que, neste caso, não são um resumo do episódio anterior e tudo sem ser anunciado! E, pior ainda, não passaram a seguir nenhum episódio! Alguém devia denunciar a RTP à Disney, que é a distribuidora da série! (concordo a 100% com o que Criswell, na revista Premiere, escreveu este mês - Junho 2005 - acerca da exibição de Lost na RTP1).

Se há qualidade nesta série uma delas é a construcção da narrativa em série, isto é, a acção passa-se ao mesmo tempo, mas como é impossível de mostrar tudo em televisão, onde o lado interactivo não existe, as mesmas situações são repetidas sob o ponto de vista das diversas personagens integrantes da história. Por exemplo, o prórpio acidente de avião e os acontecimentos que o antecederam são repetidos variadíssimas vezes, em diversos episódios, conforme o foco está sobre a personagem de Jack, Charlie ou Claire ou outra, isto possiblita-nos ver a mesma situação sob os diversos pontos de vista e contar a história como se de um puzzle se tratasse.

Ora, com resumos alargados, a RTP1 não se redime de forma alguma, pois está a contar a história de uma forma mais linear e, pior ainda, com uma narração por cima o que tira todo o suspanse e mistério à série. Apenas estragam um excelente trabalho que ainda por cima já está feito.

O melhor que tinham a fazer seria repor a série, desta vez BEM anunciada e sem alterações de horário. Já agora: reponham na 2: e à noite, que é um horário bem mais apropriado para uma série onde morrem pessoas, se mostra o lado mais negro do ser humano e onde há sangue, bastante sangue, apesar do cenário paradisíaco de uma ilha tropical...


RTP1
algures num domingo à tarde (ou outro horário, quem sabe?)

0 zappings:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false