TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

27 junho 2005

Salitre


Na semana passada fui assistir, na Cinemateca, à ante-estreia do filme de uma ex-colega e amiga. Desta vez não acompanhei a evolução do projecto (mas estava por perto) mas tinha bastante curiosidade em ver o resultado.

Salitre é uma curta-metragem, bastante concisa, com um tema claro, muito bem exposto e com alguma ironia. Não vou contar a história senão estraga! No todo gostei bastante do filme, era bastante equilibrado, com boa fotografia, muito bom casting, bom guarda-roupa, adereços, etc. e boa banda-sonora. Como é um filme com poucos diálogos ainda tem a vantagem de ser acessível a todas as línguas sem grande necessidade de tradução. A linguagem verbal é substituída pela linguagem do cinema.

A razão porque falo aqui deste filme é simples: zanguei-me com o cinema português há bastantes anos (era uma defensora fervorosa) e tenho acompanhado pouco as longas-metragens que têm sido feitas. Pelo contrário as curtas-metragens, nem que seja porque tenho alguma ligação pessoal com alguém que fez o filme ou simplesmente porque passam em double feature (sessão dupla) tenho acompanhado com alguma assiduidade.

Mas não é só por isso. Gosto do formato das curtas metragens (do mesmo modo que gosto muito de ler contos), quem as concebe tem de transmitir as suas ideias de uma forma mais directa, clara e concisa o que muda o modo como a narrativa é exposta, faz com que a linguagem cinematográfica, do espaço-tempo, imagem e som, se sobreponha à, por vezes demasiado presente, linguagem verbal. As curtas portuguesas que tenho visto nos últimos anos têm me satisfeito bastante, identifico-me com elas e acho que são um produto acessível e comerciável. Todas elas mereciam ter maior exposição ao grande público do que a que tiveram, todas elas mereciam passar na televisão e não ficarem reduzidas a festivais como o de Vila do Conde.

Este filme foi co-produzido pela RTP, só espero é que esse seja um factor que sirva para que o filme não só passe no programa Onda Curta, mas também que seja vendido a outras televisões como o Canal Hollywood que, entre as longas, passa curtas-metragens, em geral europeias, mas nunca vi nenhuma portuguesa.

Felizmente que sairam DVDs com compilações de algumas das curtas portuguesas, produzidas há alguns anos e que valem a pena comprar, se não me engano nem eram muito caros.

1 zappings:

Anónimo disse...

So gostava de perguntar se sabe onde posso comprar estes DVDs com algumas curtas metragens do progama onda-curta? Se sabe, envie-me por favor um mail para muitairlanda@aeiou.pt
Obrigado pela sua atençao.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false