TV-CHILD É UMA DESIGNAÇÃO QUE SE PODE DAR À MINHA GERAÇÃO, QUE CRESCEU
A VER TV. ESTE BLOG É 90% SOBRE TV, 10% SOBRE OUTRAS COISAS.

05 março 2006

Anne com E no fim

E eu a pensar que não me ia manifestar aqui antes dos Oscars...

Já tinha reparado que no M6 (que raramente vejo) estava a dar, infelizmente dobrada em francês, a série Anne of Green Gables.

Confesso-me uma fanática desta série: li e tenho os livros, devorei a série de anime e devorei mais ávidamente ainda a excelente série de TV. O que vi hoje foi um dos episódios da série, que não é verdadeiramente uma série (apesar de ter sido transmitida assim na RTP2) mas sim uma série de três filmes que contam as diversas fases da vida da órfã ruiva, Anne Shirley. O primeiro conta a sua infância e adolescência em Avonlea e Green Gables (mais ou menos a fase retratada no anime Ana dos Cabelos Ruivos), o segundo o seu percurso como estudante e jovem professora e o terceiro (aqui um pouco diferente dos livros) a sua vida adulta e familiar depois de casada com Gilbert Blythe.

Apesar da (bastante boa) dobragem em francês, o magnetismo e as saudades desta excelente série levaram-me a ver o que restava do episódio (acho que é o mesmo formato transmitido por cá), onde Anne volta para Avonlea, depois de uma fase como professora em Kingsport, para um Gilbert gravemente doente, com quem se reconcilia. Sem dúvida que esta série é excelente, a história é muito romântica e comovente, não sendo de modo algum lamechas, e com humor. Anne é uma personagem bastante rica e positiva, e apesar das poucas perspectivas iniciais de vida (orfã rejeitada) e de uma tendência para exagerar e dramatizar nas reacções, ela luta pelo que quer e nunca deixa que a tratem como uma coitadinha.

São três experiências diferentes com a mesma história (os livros, o anime e a série de TV/filmes), acho que todas se complementam e enriquecem uma obra muito cativante. O que valoriza e muito a série, para além de uma excelente e cuidada produção, é o desempenho dos actores principais, começando pela carismática Megan Follows que faz de Anne.

http://www.anne3.com/

M6
[não percebi quando é suposto dar... acho que o canal era o M6]

2 zappings:

Anónimo disse...

Fica aqui uma boa: A "PIPI DAS MEIAS ALTAS" ENCONTRA-SE EM DVD, Acho que é da Prisvideo (claro!) o que significa que a edicao deve ser boa.

Misato disse...

Nos tempos em que a Pippi dava eu via TV num aparelho igual a este -> portanto não via a Pippi, uma vez que só sintoniza a banda de VHF e a RTP2 dava na banda de UHF.
Era um dos meus desgostos na época, mas o mais que podia fazer por isso era ver um ou dois episódios em casa de vizinhos.

PS - não tenho a Prisvideo assim em tanta consideração...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

false

false